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Serviço Municipal de Teleassistência da Figueira da Foz
A Teleassistência é um serviço humanizado e permanente, baseado numa central de atendimento telefónico vocacionada para responder a qualquer situação de emergência, através de um sistema de comunicação rápido e seguro, sem a necessidade da existência de um telefone ao alcance da mão, permitindo ao utente, em situações de emergência de saúde, segurança, ou simples solidão, contactar de imediato (através de botão de emergência, aliado a um telefone de alta voz) este serviço, que ativa os mecanismos necessários para resolver o problema apresentado.
O serviço de Teleassistência funciona 24 horas/dia, 365 dias/ano, através de um terminal fixo ou móvel, com atendimento realizado por enfermeiros e assistentes sociais que recebem as chamadas, avaliam a situação e procedem ao seu encaminhamento para as entidades competentes.
As empresas que prestam o serviço são a Helpphone (sistema fixo) e a TCare – Conhecimento e Saúde (sistema móvel).
No sentido de beneficiarem deste serviço foram considerados como prioritários, os seguintes critérios:
- Ter residência permanente no Município da Figueira da Foz;
- Ter idade igual ou superior a 65 anos (constituem excepção os casos de comprovado grau de incapacidade ou dependência, que vivam em situação de isolamento ou insegurança, a serem verificados pelos Serviços Municipais);
- Possuir rede fixa de telefone no local de instalação do equipamento fixo, se pretender esta opção;
- Residam sozinhos;
- Encontrar-se em isolamento geográfico e/ou social, permanente ou temporário;
- Sem rede de suporte familiar, vizinhança e/ou institucional;
- Possuam algum grau de dependência/incapacidade.
As candidaturas devem ser formalizadas junto da Divisão de Educação e Assuntos Sociais da Câmara Municipal da Figueira da Foz, instruídas com os seguintes documentos:
- Impresso de candidatura devidamente preenchido;
- Cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão;
- Declaração de IRS ou declaração comprovativa do valor da pensão emitida pelo Instituto da Segurança Social, IP;
- Comprovativo do grau de incapacidade, quando aplicável;
- Outros documentos considerados pertinentes para avaliação da candidatura.
Documentos
Requerimento para adesão / Alteração ao serviço de teleassistência
Regulamento do Serviço Municipal de Teleassistência da Figueira da Foz
Publicação em Diário da República, 2.ª Série, n.º 12 de 17 de janeiro de 2014
Contactos
CMFF - Divisão de Educação e Assuntos Sociais
Morada:
Edifício Paço de Tavarede
Largo do Paço, n.º 2
Tavarede
3080-612 Figueira da Foz
Tel: 233 401 860