Resíduos Sólidos Urbanos
Horário e Locais de Recolha de RSU - Folheto Informativo
A gestão dos resíduos sólidos urbanos, regulamentada pelo Dec. Lei 178/2006, de 5 de Setembro, alterada pelo Dec. Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho, é da competência da Câmara Municipal desde que a sua produção não ultrapasse os 1.100 l /dia.
A recolha de resíduos indiferenciada é da responsabilidade do Município enquanto a seletiva (vidro, papel e embalagens) é da responsabilidade da entidade gestora em alta ERSUC.
Os resíduos indiferenciados (contentores verdes) são recolhidos de acordo com circuitos e frequências definidas, por empresa prestadora de serviços, que posteriormente os transporta à Estação de Transferência em Sta. Eulália e por sua vez são enviados para o Tratamento Mecânico - Biológico em Coimbra.
A recolha e tratamento dos resíduos indiferenciados do nosso Concelho, representa um esforço financeiro significativo do Município que ronda os 2 milhões de euros por ano.
Consulte aqui: PAPERSU 2020
No que respeita aos resíduos seletivos depositados nos ecopontos, estes são posteriormente encaminhados para valorização, contribuindo significativamente para a diminuição na utilização de recursos naturais e para um desenvolvimento sustentável. Outra mais valia da reciclagem é que permite desviar resíduos do circuito de tratamento dos indiferenciados, permitindo baixar os custos ao Município e consequentemente aos seus Munícipes.
Nos ecopontos disponibilizados no Concelho pode ser depositar vidro, papel/ cartão e embalagens.