área partilhada
- Início
- Serviços
- Ação Social e Saúde
- Projetos e Parcerias
- Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Figueira da Foz
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Figueira da Foz
A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) da Figueira da Foz, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que iniciou a sua actividade no ano de 1991.
Tem atualmente como Respostas Sociais:
- Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) – Alhadas, Lavos, Figueira da Foz - destina-se a pessoas com deficiência, de idade igual ou superior a 16 anos.
- Unidade Residencial (LRE) - estrutura de apoio a jovens e adultos portadores de deficiência de níveis severos, desprovidas de retaguarda familiar e sem possibilidades de integração em famílias de acolhimento, num contexto de personalização e individualização do apoio prestado.
- Centro de Acolhimento Temporário (CAT) da Figueira da Foz - destina-se a acolher crianças de ambos os sexos, dos 0 aos 12 anos, necessitadas de proteção urgente, face a situações que as coloquem em risco, do município da Figueira da Foz e outros municípios vizinhos do Distrito de Coimbra.
- Centro de Estimulação Precoce (CEP) – Creche e Jardim de Infância - desenvolve a sua atividade na área da Infância, procurando responder de forma integrada às necessidades estimulativas de todos os clientes até aos 6 anos de idade, em particular àqueles que apresentam algum problema no seu desenvolvimento.
O Município da Figueira da Foz tem um Protocolo com a APPACDM da Figueira da Foz, com o objetivo de apoiar a população que frequenta os CAO e o Lar Residencial da Instituição, assinado em 22 de Fevereiro de 2013.
Este Protocolo contempla, por parte da Autarquia:
- autorizar a utilização das Piscinas Municipais de Alhadas e de Paião para a prática de atividades aquáticas por parte dos utentes da APPACDM.
- ceder transporte em minibus e/ou autocarro para que os utentes da APPACDM possam deslocar-se para aulas de Hipoterapia, uma vez por semana.
- conceder apoio financeiro à APPACDM a título de comparticipação nas despesas inerentes à contratação de técnicos especializados no desenvolvimento de terapias adequadas às necessidades dos utentes dos Centros de Atividades Ocupacionais e do Lar Residencial.
- em qualquer domínio da colaboração que o Protocolo formaliza, prestar o apoio técnico que lhe for solicitado pela APPACDM.
- ceder gratuitamente um autocarro municipal, duas vezes por ano, em datas a definir entre as partes, para passeios com os utentes da APPACDM, de acordo com o previsto no seu Plano de Atividades.
A APPACDM, por sua vez, compromete-se a:
- integrar os alunos das Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo – UEEEAPEA ou das Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Multideficiência - UEEEAM, cujos encarregados de educação o solicitem, em Atividades de Tempos Livres, de segunda a sexta-feira, após o horário escolar e/ ou em actividades de tempo livres durante os períodos de férias escolares.
Contactos
área partilhada