-
Início
-
Visitar
-
Onde ir?
-
Museus e Núcleos Museológicos
-
Museu
- Sociedade Arqueológica
Sociedade Arqueológica
A Sociedade Arqueológica da Figueira foi fundada no ano de 1898. Passaria a denominar-se, a partir de 1903, Sociedade Arqueológica Santos Rocha. Os seus estatutos são claros em relação aos objetivos da Sociedade: esta propunha-se fazer pesquisas e escavações, organizar coleções, bem como promover a aquisição e conservação dos monumentos da antiguidade que se descobrissem, assumindo a responsabilidade da divulgação, dando-lhes publicidade, e comprometendo-se a manter estreitas ligações com a comunidade científica nacional e internacional.
O entusiasmo que caracterizou os seus primeiros anos de atividade - e que se refletiu também no crescimento das coleções do Museu Municipal - não resistiria, contudo, à morte do seu grande mentor, em 1910. Em doze anos de existência, enquadrou a obra de Santos Rocha e aglutinou à sua volta os espíritos figueirenses interessados nas ciências arqueológicas, antropológicas e etnográficas.
Não é possível, hoje, dissociar a atividade da Sociedade Arqueológica de todo o movimento cultural a que a Figueira do fim de século assistiu, bem como, no dizer do próprio Santos Rocha, "do movimento científico e cultural da Europa".