- Início
- Serviços
- Ação Social e Saúde
- Rede Social
Rede Social
O que é a Rede Social?
A Rede Social foi criada em Novembro de 1997, pela Resolução do Conselho de Ministros nº197/97, podendo ser definida como um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão livre, por parte das autarquias e das entidades públicas e/ou privadas com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social.
A Rede Social pretende constituir uma parceria largada, efectiva e dinâmica, que integre os vários sectores e parceiros numa lógica territorial para a promoção do desenvolvimento social materializada nas estruturas do Conselho Local de Ação Social e Comissão Social de Freguesia.
Implementação no Município da Figueira da Foz
O Município da Figueira da Foz foi um dos 41 Municípios Piloto a aderir ao Programa Rede Social, tendo a candidatura sido aprovada em Maio de 2002 e terminado em Setembro de 2004.
Princípios de Acção
As acções desenvolvidas no âmbito da rede social orientam-se pelos seguintes princípios:
- Princípio da Subsidiariedade
- As decisões são tomadas ao nível mais próximo das populações e só depois de explorar todos os recursos e competências locais se apela a outros níveis sucessivos de encaminhamento e resolução de problemas.
- Princípio da Integração
- A intervenção social e o incremento de projectos locais de desenvolvimento integrado fazem-se através da congregação de recursos da comunidade.
- Princípio da Articulação
- Procede-se à articulação da acção dos diferentes agentes com actividade na área territorial respectiva, através do desenvolvimento do trabalho em parceria, de cooperação e de partilha de responsabilidades.
- Princípio da Participação
- A participação deve abranger os actores sociais e as populações, em particular as mais desfavorecidas, e estender-se a todas as acções desenvolvidas.
- Princípio da Inovação
- Privilegia-se a mudança de atitudes e de culturas institucionais e a aquisição de novos saberes, inovando os processos de trabalho, as suas práticas e os modelos de intervenção em face das novas problemáticas e alterações sociais.