- Início
- Serviços
- Proteção Civil
- Manuais e Material Didático
- Riscos Naturais
Riscos Naturais
-
Ondas de CalorAs ondas de calor ocorrem quando, num intervalo de alguns dias consecutivos, as temperaturas máximas diárias são superiores à média da época.
Para além de causar efeitos nocivos na saúde, este fenómeno pode ainda contribuir para a criação de condições propícias à propagação de incêndios florestais.
Para saber mais consulte:
-
Cheias e Inundações
As cheias e inundações causam frequentemente prejuízos económicos avultados e mesmo a perda de vidas humanas e, normalmente, o impacto no tecido socioeconómico da região afetada é significativo.
Apesar de aparecerem muitas vezes associadas, cheias e inundações não significam a mesma coisa:
Cheias - resultam do aumento do nível médio das águas nos cursos de água naturais e do seu consequente extravasamento. As cheias podem ainda ter origem na rutura de uma barragem, fenómeno que se caracteriza normalmente por uma propagação muito rápida e por um elevado índice de destruição.
Inundações - podem ocorrer associadas a outras causas, como por exemplo a incapacidade de escoamento das águas pluviais.
Para saber mais consulte:
-
Tempestades e Ventos Fortes
As tempestades e ventos fortes são fenómenos atmosféricos, geralmente de curta duração, que podem incluir elevada precipitação, fortes rajadas de vento, trovoadas, quedas de granizo e grande agitação marítima.
Para saber mais consulte:
-
Vagas de Frio
As vagas de frio caracterizam-se por uma redução significativa da temperatura, por vezes repentina, durante alguns dias e que pode afetar a saúde humana e originar outros tipos de perigo.
O conhecimento dos efeitos na saúde, das medidas de autoproteção e dos perigos associados é fundamental para uma adequada preparação perante este fenómeno.
Para saber mais consulte:
-
Sismos
Os sismos são fenómenos naturais resultantes de vibrações mais ou menos violentas da crosta terrestre. Variam, normalmente, entre poucos segundos e algumas dezenas de segundos, raramente ultrapassando um minuto de duração.
Após o sismo principal podem ocorrer réplicas, que são sismos de menor intensidade, devido aos reajustamentos do material rochoso.
Para saber mais consulte: