- Início
- Visitar
- Onde ir?
- Museus e Núcleos Museológicos
- Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos
Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos
O NACLS, integrado no distinto edifício Castelo Engenheiro Silva, e inaugurado a 27 de setembro de 2020, nasce da doação de grande parte da obra plástica do mestre escultor Laranjeira Santos ao Município da Figueira da Foz.
Com um longo percurso artístico que iniciou aos 16 anos, Laranjeira Santos, numa busca constante de experimentação, explora até à exaustão, materiais, formas, texturas e cores. Do barro ao gesso, da pedra ao cimento, do bronze às resinas e, mais recentemente, de alguns materiais do nosso quotidiano, o Mestre apropria-se, cria, recria, conjuga e produz uma obra artística imensa e intensa de
vida, de alma e de cor.
A sua ligação à Figueira da Foz remonta a 1955, data em que recebe o Prémio Nacional de Escultura XVIII Missão Estética de Férias, atribuído pela Academia Nacional de Belas Artes. Aqui realiza uma exposição no Museu Municipal com os seus trabalhos, bem como os dos colegas premiados das outras áreas artísticas.
É nesta ocasião que Laranjeira Santos conhece Maria José Guerra, filha do Prof. António Victor Guerra, Diretor do Museu Municipal e da Missão Estética, com quem casa em novembro de 1959.
Este vínculo à Figueira da Foz nunca mais cessou. Hoje, confia-lhe a sua obra e a Cidade fica enriquecida com um novo espaço dedicado à Arte – O Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos.
O NACLS desenvolve-se nos pisos 1 e 2 do edifício, com um representativo conjunto de obras de arte modernas e contemporâneas, representativas da atividade do artista, desde o inicio, na década de 50 até à contemporaneidade, num intenso percurso artístico de mais de 70 anos, onde a escultura e o desenho de Laranjeira Santos se complementam e surpreendem pela forma como nos envolvem e devolvem, a cada instante, afetos, beleza e alegria como quem ousa reinventar o mundo.
PISO 1
A FORMA E A COR. Nas décadas de 80 e 90, Laranjeira Santos afasta-se do figurativo e a subtileza da forma e da linha acentuam-se, contrastando com a ousadia da cor.
A resina é agora o material de eleição e a cor o elemento mais original da sua obra.
PISO 2
A MULHER
É a protagonista e fonte inspiradora de Laranjeira Santos. Mulher Mãe, Mulher Semente, Mulher Sensual, ela é representada e homenageada de várias formas, texturas, materiais e cores, numa procura contínua que remonta ao academismo da sua fase inicial, prolongando-se até ao presente.
O ABSTRATO
Numa diferente interpretação da natureza e da mulher, na década de 80 o escultor envereda pela procura do não-figurativo, elaborando peças que afirmam a linguagem plástica no sentido da abstração, tirando partido do movimento.
Os bosques de Iguaçu, no Brasil, são fonte de inspiração em alguns dos trabalhos de pendor abstrato.
O DESENHO
Arte primordial da expressão plástica, o desenho em Laranjeira Santos surge de forma independente sendo, também, o ponto de partida para as suas esculturas. Por vezes dialoga de perto com a obra escultórica, outras afronta-a.
Numa simbiose perfeita, as suas esculturas dão corpo às formas que desenha e pinta.
O RETRATO
O retrato, reinventado, faz do escultor o “intermediário privilegiado entre a alma e a pele”.
Retrato de figuras anónimas que o artista capta, para além do rosto, reproduzindo em barro, mármore, em cimento ou em bronze, diferentes estados de alma.
LARANJEIRA SANTOS
NACLS
OBRA ARTÍSTICA
ESCULTURA E DESENHO
NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LARANJEIRA SANTOS
Horário de inverno
09h30 - 13h00
14h00 - 17h30
Encerra às terças – feiras e feriado
Últimas entradas para as exposições: 12h30 e 17h00
Horário de verão
10h00 - 13h00
14h00 - 18h00
Encerra às terças – feiras e feriado
Últimas entradas para as exposições: 12h30 e 17h30
Localização
Edifício Castelo Engº. Silva . Posto de Turismo
Esplanada Silva Guimarães
Figueira da Foz
Coordenadas GPS 40°08'59.8"N 8°51'58.5"W | 40.149944, -8.866250
Entrada
Gratuita
Contactos
Tel. 233 209 500
Email: nucleo.contemporaneo@cm-figfoz.pt
Visitas guiadas a grupos
Sujeitas a marcação prévia
Tel. 233 209 500
Email: nucleo.contemporaneo@cm-figfoz.pt