Praias
Bandeira Azul
A campanha Bandeira Azul, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes. A Campanha apresenta três vertentes: praias, portos de recreio e embarcações de recreio, tendo como instrumento o galardão "Bandeira Azul da Europa". O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.
No âmbito desta candidatura é necessário a realização de, pelo menos, 5 atividades de sensibilização e educação ambiental que serão realizadas ao longo do ano. No entanto, 2 deverão ser concretizadas em plena época balnear, de preferência nas praias galardoadas. O Município da Figueira da Foz, à semelhança de outros anos, apresentou 4 candidaturas: Praia da Leirosa, Cova Gala, Torre de Relógio e Quiaios, tendo as 4 obtido o respetivo galardão.
Praia Acessível
Esta candidatura aplica-se às zonas balneares cujas águas foram identificadas para banhos de acordo com o DL 135/2009, 3 de Junho que agora foi alterado e republicado pelo Dec. Lei nº 113/ 2012. São parceiros desta campanha o Instituto Nacional para a Reabilitação, o Instituto da Água, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Turismo de Portugal. Tem como objetivo a atribuição de um galardão a praias que proporcionem condições de acessibilidade e que permitam plena utilização por utentes com mobilidade reduzida. Para tal é avaliado um conjunto de infraestruturas e meios, tais como passadiços, rampas, estacionamento, WC adaptados e segurança por existência de nadadores salvadores. Algumas exigências da candidatura, no que diz respeito aos meios existentes na praia, são de carácter imperativo, devendo ser cumpridas plenamente pela praia para que esta possa ser considerada totalmente acessível. As condições de mar para utilização de meios anfíbios, como tiralôs por exemplo, para apoio às pessoas com mobilidade reduzida, apresentam um carácter complementar.
A candidatura é dirigida, no caso do Município da Figueira da Foz, à ARH-Centro.
A Câmara da Figueira da Foz candidatou a Praia Acessível as Praias de Quiaios, Buarcos e Figueira da Foz, por serem as únicas que reúnem todos os critérios (imperativos) necessários à atribuição da Bandeira. Nas 3 será hasteada a Bandeira que identifica as Praias como Acessíveis para todos. Das 3 Praias, apenas a Praia de Buarcos apresenta características de mar para prática de banhos por pessoas com mobilidade reduzida, sendo disponibilizado pelo CM o serviço de utilização de tiralôs, assegurado pela contratação de 2 nadadores salvadores com habilitações próprias.