-
Início
-
Serviços
-
Ação Social e Saúde
-
Rede Social
- Plano Municipal para a Integração de Imigrantes
Plano Municipal para a Integração de Imigrantes
-
-
PMII (2)
-
PMII (3)
-
PMII (4)
A Câmara Municipal da Figueira da Foz integrou o conjunto dos 21 municípios que acederam ao convite do Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP) para elaboração do seu Plano Municipal para a Integração de Imigrantes (PMII), tendo visto aprovada a candidatura à Ação 4 - Planos Municipais para a Integração de Imigrantes - do Programa Anual de 2013, do FEINPT (Fundo Europeu para a Integração de Imigrantes).
O projeto de elaboração do PMII da Figueira da Foz decorreu entre dezembro de 2014 e 30 de junho de 2015, contando com a participação e envolvimento ativo de 17 parceiros formais, 27 entidades convidadas e 18 imigrantes, no conjunto de ações que conduziram à concepção do documento.
Este projeto culminou com a realização, no dia 29 de junho de 2015, de um Seminário de Encerramento e de apresentação pública do documento, que decorreu no Auditório da Administração do Porto da Figueira da Foz.
Pretendendo constituir um momento de sensibilização e aprofundamento de conhecimentos na temática das migrações, o painel de oradores deste Seminário contou com as intervenções do Professor Doutor José Carlos Marques e da Dr.ª Nathaliya Bekh, ambos investigadores especializados nesta matéria. Esta iniciativa contou ainda com a presença da Dr.ª Sofia Almeida, técnica envolvida no projeto "Lousã Convida à Integração", no âmbito do qual esta autarquia elaborou o seu Plano Municipal.
No momento destinado ao PMII da Figueira da Foz foi apresentado aos participantes um vídeo, o qual mostra uma retrospetiva do percurso protagonizado por todos os envolvidos na elaboração deste documento.
Esta iniciativa contemplou ainda um conjunto de atividades de cariz intercultural, que resultaram da parceria com o Projeto Foz do Mundo (Ação 1, do FEINPT) do Movimento Associativo Juvenil de Vila Verde, tais como as atuações de alunos do Conservatório de Música David de Sousa e do grupo Capoeira Muzenza, o Showcooking no Mercado Municipal e o almoço intercultural no restaurante Jet 7.5.
Com o término deste projeto inicia-se um novo desafio, o qual decorre do necessário envolvimento dos vários parceiros sociais locais na implementação das medidas propostas no documento, que terá o seu período de vigência até dezembro de 2017.
Plano Municipal Para a Integração de Imigrantes - 2015-2017