- Início
- Serviços
- Ambiente
- Campanhas de Sensibilização
- Compostagem
Compostagem
Decorrente da necessidade emergente de reduzir a quantidade de biorresíduos depositados em aterro ou incinerados, através de, nomeadamente, o desvio destes resíduos para circuitos de valorização adequados, a Câmara Municipal da Figueira da Foz levou a cabo durante o primeiro trimestre do ano 2024 ações de sensibilização enquadradas no Projeto de Educação Ambiental “Biorresíduos? Chamo-lhe um Figo! Na Figueira da Foz valorizar é natural” com o propósito de fomentar rotinas e práticas de Compostagem Doméstica, que nos permitirão igualmente, ganhos ambientais bastante significativos.
Complementarmente às ações de sensibilização, estão a ser distribuídos gratuitamente Compostores Domésticos, de 330L em PEAD, como forma de vinculação ao projeto, que se destinam aos cidadãos/munícipes que residam no Concelho em habitações que contemplem jardim, horta, terreno de cultivo, assim como, associações e estabelecimentos de ensino que reúnam as condições anteriormente estipuladas.
Recorde-se que a compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas, restos de relva, desperdícios frutas e vegetais, saquetas de chá, cascas de ovos, borras de café) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos composto.
Este composto é 100% natural, rico em nutrientes, e melhora o crescimento das plantas, jardins e relvados.
- Valor gratuito, mediante vinculação ao projeto
- Local Serviços Municipais da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Estrada de Mira – Serviços Higiene e Limpeza
- Horário De segunda-feirta a sexta-feira - das 9h00 às 16h00
Os interessados terão de formalizar a sua adesão ao projeto através do preenchimento do formulário disponível abaixo