
Biblioteca Municipal
-
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
Aviso - Normas de Acesso à Biblioteca Municipal e Arquivos - Covid-19
A Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, fundada em 1910, está instalada, desde 1974, num edifício criado de raiz que alberga também o Arquivo Histórico, Museu e Auditório Municipais.
A Biblioteca pauta a sua conduta pelos objetivos propugnados pela UNESCO, que visaram dar resposta às necessidades de educação, informação, cultura e lazer, fornecendo um conjunto de serviços cada vez mais diversificado a toda a comunidade.
De entre as cerca de 500 mil obras que constituem o seu fundo bibliográfico, destaca-se o valor, pela especialização, de muitos dos seus espólios documentais, legados por investigadores, escritores, académicos de vulto, figueirenses ilustres, e bem assim o seu fundo de Livro Antigo ou as raras e antigas coleções de periódicos locais, entre outros.
Revestem-se também de grande importância as bibliotecas outrora pertencentes a João Gaspar Simões, João de Barros, Maurício Pinto, Mesquita de Figueiredo, Cristina Torres, Joaquim de Carvalho, Joaquim Montezuma de Carvalho, Redondo Júnior, Júlio de Carvalho, Fernandes da Silva e que vêm respondendo às mais variadas necessidades de investigação nas áreas específicas da História, da Literatura, da Filosofia, do Teatro e outras áreas da arte e do saber.
Os espaços de livre acesso incluem, no rés-do-chão do edifício, o átrio, a Hemeroteca e serviço de atendimento; no piso inferior a Sala Infanto-Juvenil e a Sala Figueirense; no primeiro andar encontra-se a Sala de Consulta de livros, Sala Multimédia e Espaço de Autoformação. No exterior, um espaço ajardinado é partilhado com o Museu Municipal Santos Rocha.
Ao longo dos anos a Biblioteca Municipal tem criado pólos sazonais como a Biblioteca de Praia e de Jardim, e o Polo de Buarcos em funcionamento desde 2013.
Serviços/salas- Serviços de referência para adultos, crianças e jovens;
- Consulta especializada do fundo local;
- Consulta local de livros, periódicos e multimédia;
- Empréstimo domiciliário;
- Serviço de reprodução;
- Formação de utilizadores e autoformação;
- Serviços de ação cultural e educativa: exposições, colóquios, "Hora do Conto", ateliers, workshops, entre outros;
- Serviços de interação com a comunidade escolar.
Digitalização dos periódicos locais - Um legado histórico a manter
"O objetivo e a função de uma biblioteca são reunir, organizar, preservar e tornar acessíveis espécies em vários suportes as quais têm todas em comum a capacidade de transmitir e registar o conhecimento e pensamento humanos"
(ELKiNGTON, Nancy E. ; BECK, Ingrid ; SECKER, Nelson C. – Manual do RLG para microfilmagem de arquivos. Rio de Janeiro : Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 2001. p. 3)
Comungando deste objetivo, a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás disponibiliza, na Sala Figueirense, 4500 páginas de jornais locais digitalizados. Resultante da necessidade de preservação de jornais seriamente desgastados pelo tempo e pelo contínuo manuseamento, bem como da importância de divulgar tão precioso espólio pertencente à nossa comunidade, nasceu o projeto Biblioteca e Arquivos Digitais da Figueira da Foz.
Com objetivos simples mas de relevo para a salvaguarda da memória local, permite a preservação e a maior acessibilidade das publicações periódicas da cidade da Figueira da Foz, constituídas ao longo de 150 anos.
Serviços Online
Acesso direto à coleção de documentos periódicos digitalizados do fundo local
LISTAGEM DE PERIÓDICOS FIGUEIRENSES
Publicações periódicas e respetivo período de existências na Biblioteca Municipal
Serviço de Referência
A Biblioteca procura responder a todas as solicitações dos utilizadores que necessitem de orientações para pesquisa bibliográfica.
Para além do apoio local do bibliotecário ou técnico profissional, a instituição procurará esclarecer quaisquer dúvidas transmitidas por correio eletrónico ou por outros meios.
Outras informações
Sistema de Segurança: a Biblioteca está equipada com um sistema de deteção antifurto de todos os seus suportes documentais.
Todas as visitas de estudo à Biblioteca estão sujeitas a marcação prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt.
Requisição de legislação para consulta local:
- Diários da República e outros documentos de caráter legislativo ou normativo só poderão ser consultados localmente, estando não sendo permitido o seu empréstimo domiciliário.
Inscrição do Utilizador
A inscrição como utilizador da Biblioteca, sendo gratuita, é condição para usufruir do serviço de empréstimo domiciliário e aplica-se a todos os indivíduos que residem, permanente ou temporariamente, trabalham ou estudam no concelho da Figueira da Foz.
Para obter o cartão de leitor basta entregar 1 fotografia e apresentar o cartão de cidadão ou, em caso de nacionalidade estrangeira, o passaporte. Deverá ainda ser entregue um documento idóneo comprovativo do local da residência (recibo da água ou da luz), para que a Biblioteca possa entrar em contacto com o utilizador em caso de necessidade.
- Acesso gratuito à Internet nos computadores locais e sistema wireless;
- Serviços eletrónicos e multimédia (pesquisa bibliográfica em bases de dados e na Internet, utilização de software de edição e processamento de texto).
Horário
Segunda a sexta-feira: 9h30 - 18h30
Sábado: 14h00 -19h00
Localização
Rua Calouste Gulbenkian, 33
3080-084 Figueira da Foz
Coordenadas GPS
LATITUDE: 40º 09' 08,05'' N
LONGITUDE: -8º 51' 37,55'' W
Contactos
Tel: 233 402 840
Email: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt