Biblioteca Municipal
-
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
-
Biblioteca Municipal
Aviso - Normas de Acesso à Biblioteca Municipal e Arquivos - Covid-19
A Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, fundada em 1910, está instalada, desde 1974, num edifício criado de raiz que alberga também o Arquivo Histórico, Museu e Auditório Municipais.
A Biblioteca pauta a sua conduta pelos objetivos propugnados pela UNESCO, que visaram dar resposta às necessidades de educação, informação, cultura e lazer, fornecendo um conjunto de serviços cada vez mais diversificado a toda a comunidade.
De entre as cerca de 500 mil obras que constituem o seu fundo bibliográfico, destaca-se o valor, pela especialização, de muitos dos seus espólios documentais, legados por investigadores, escritores, académicos de vulto, figueirenses ilustres, e bem assim o seu fundo de Livro Antigo ou as raras e antigas coleções de periódicos locais, entre outros.
Revestem-se também de grande importância as bibliotecas outrora pertencentes a João Gaspar Simões, João de Barros, Maurício Pinto, Mesquita de Figueiredo, Cristina Torres, Joaquim de Carvalho, Joaquim Montezuma de Carvalho, Redondo Júnior, Júlio de Carvalho, Fernandes da Silva e que vêm respondendo às mais variadas necessidades de investigação nas áreas específicas da História, da Literatura, da Filosofia, do Teatro e outras áreas da arte e do saber.
Os espaços de livre acesso incluem, no rés-do-chão do edifício, o átrio, a Hemeroteca e serviço de atendimento; no piso inferior a Sala Infanto-Juvenil e a Sala Figueirense; no primeiro andar encontra-se a Sala de Consulta de livros, Sala Multimédia e Espaço de Autoformação. No exterior, um espaço ajardinado é partilhado com o Museu Municipal Santos Rocha.
Ao longo dos anos a Biblioteca Municipal tem criado pólos sazonais como a Biblioteca de Praia e de Jardim, e o Polo de Buarcos em funcionamento desde 2013.
Serviços/salas- Serviços de referência para adultos, crianças e jovens;
- Consulta especializada do fundo local;
- Consulta local de livros, periódicos e multimédia;
- Empréstimo domiciliário;
- Serviço de reprodução;
- Formação de utilizadores e autoformação;
- Serviços de ação cultural e educativa: exposições, colóquios, "Hora do Conto", ateliers, workshops, entre outros;
- Serviços de interação com a comunidade escolar.
Digitalização dos periódicos locais - Um legado histórico a manter
"O objetivo e a função de uma biblioteca são reunir, organizar, preservar e tornar acessíveis espécies em vários suportes as quais têm todas em comum a capacidade de transmitir e registar o conhecimento e pensamento humanos"
(ELKiNGTON, Nancy E. ; BECK, Ingrid ; SECKER, Nelson C. – Manual do RLG para microfilmagem de arquivos. Rio de Janeiro : Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 2001. p. 3)
Comungando deste objetivo, a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás disponibiliza, na Sala Figueirense, 4500 páginas de jornais locais digitalizados. Resultante da necessidade de preservação de jornais seriamente desgastados pelo tempo e pelo contínuo manuseamento, bem como da importância de divulgar tão precioso espólio pertencente à nossa comunidade, nasceu o projeto Biblioteca e Arquivos Digitais da Figueira da Foz.
Com objetivos simples mas de relevo para a salvaguarda da memória local, permite a preservação e a maior acessibilidade das publicações periódicas da cidade da Figueira da Foz, constituídas ao longo de 150 anos.
Serviços Online
Acesso direto à coleção de documentos periódicos digitalizados do fundo local
PressReader
A Câmara Municipal da Figueira da Foz, através da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás (BPMPFT), disponibiliza a todos os cidadãos registados neste equipamento municipal um serviço digital inovador, que permite aceder gratuitamente e com um simples clique a diversos jornais e revistas, tanto nacionais como internacionais.
Esta plataforma digital, denominada PressReader, possibilita o acesso direto e integral a mais de 7.000 publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de um interface com várias funcionalidades, entre as quais, pesquisas por título, país, língua ou categoria e que agora está disponível para todos os utilizadores registados na BPMPFT.
Para aceder ao PressrReader os cidadãos devem estar inscritos como leitores da BPMPFT. Podem aceder através do Catálogo Online http://catalogos.cm-figfoz.pt/ com recurso às credenciais de utilizador da BPMPFT (número de leitor) e a um pin, que lhes será enviado para o email de contacto constante no registo de utlilizador leitor.
O cidadão pode também aceder ao PressReader, descarregando a app para dispositivos móveis ou, então, utilizando o site www.pressreader.com.
Quem ainda não é utilizador registado na BPMPFT, pode inscrever-se no edifício da biblioteca, de segunda-feira a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00.
LISTAGEM DE PERIÓDICOS FIGUEIRENSES
Publicações periódicas e respetivo período de existências na Biblioteca Municipal
Serviço de Referência
A Biblioteca procura responder a todas as solicitações dos utilizadores que necessitem de orientações para pesquisa bibliográfica.
Para além do apoio local do bibliotecário ou técnico profissional, a instituição procurará esclarecer quaisquer dúvidas transmitidas por correio eletrónico ou por outros meios.
Outras informações
Sistema de Segurança: a Biblioteca está equipada com um sistema de deteção antifurto de todos os seus suportes documentais.
Todas as visitas de estudo à Biblioteca estão sujeitas a marcação prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt.
Requisição de legislação para consulta local:
- Diários da República e outros documentos de caráter legislativo ou normativo só poderão ser consultados localmente, estando não sendo permitido o seu empréstimo domiciliário.
Inscrição do Utilizador
A inscrição como utilizador da Biblioteca, sendo gratuita, é condição para usufruir do serviço de empréstimo domiciliário e aplica-se a todos os indivíduos que residem, permanente ou temporariamente, trabalham ou estudam no concelho da Figueira da Foz.
Para obter o cartão de leitor basta entregar 1 fotografia e apresentar o cartão de cidadão ou, em caso de nacionalidade estrangeira, o passaporte. Deverá ainda ser entregue um documento idóneo comprovativo do local da residência (recibo da água ou da luz), para que a Biblioteca possa entrar em contacto com o utilizador em caso de necessidade.
- Acesso gratuito à Internet nos computadores locais e sistema wireless;
- Serviços eletrónicos e multimédia (pesquisa bibliográfica em bases de dados e na Internet, utilização de software de edição e processamento de texto).
Horário
Segunda a sexta-feira: 9h30 - 18h30
Sábado: 14h00 -19h00
Localização
Rua Calouste Gulbenkian, 33
3080-084 Figueira da Foz
Coordenadas GPS
LATITUDE: 40º 09' 08,05'' N
LONGITUDE: -8º 51' 37,55'' W
Contactos
Tel: 233 402 840
Email: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt