-
Início
-
Visitar
-
Onde ir?
-
Museus e Núcleos Museológicos
-
Museu
- O Patrono, António dos Santos Rocha
O Patrono, António dos Santos Rocha
António dos Santos Rocha nasce a 30 de abril de 1853, na Figueira da Foz.
Matricula-se na Faculdade de Direito, onde obtém o bacharelato com distinção em 1875.
Na Figueira abre escritório de advocacia, mas a investigação arqueológica ocupa também a sua atenção. Santa Olaia, estação situada junto a Maiorca, é a estação arqueológica a que mais se dedica e a que acrescenta trabalhos realizados em outros locais do concelho da Figueira.
A 6 de Maio de 1894 é inaugurado o Museu Municipal cuja criação se deve à acção de um grupo de intelectuais figueirenses à frente dos quais sobressai a figura de Santos Rocha, desde logo indigitado pelo executivo camarário para a direcção desta nova instituição cultural.
Em 1898 organiza com alguns companheiros, a Sociedade Arqueológica da Figueira, sendo eleito seu presidente na 1ª sessão plenária e, mais tarde, o nome desta agremiação muda para Sociedade Arqueológica de Santos Rocha.
Santos Rocha prossegue as suas investigações arqueológicas também fora do concelho da Figueira da Foz, concretamente com idas ao Algarve, Beira Alta e Estremadura, incluindo também viagens a França, Itália, Suíça.
Na vida política e social local destaque para o exercício de funções como presidente da Câmara Municipal da Figueira, Provedor da Misericórdia, presidente da Associação Comercial e director do jornal Correspondência da Figueira.
António dos Santos Rocha vem a falecer na sua cidade natal a 28 de março de 1910.
Em sessão de 30 de março desse mesmo ano, a Câmara Municipal delibera que o Museu que fundou se passe a denominar Museu Municipal Dr. Santos Rocha.