
-
Início
-
Visitar
-
Descobrir a Figueira
- História
História
-
-
Forte de St.ª Catarina
-
Caes da Alfândega
-
Praia da Claridade
-
Zona Ribeireinha
-
Praia e Esplanada
-
Marina
-
Ponte Edgar Cardoso e Estuário
-
Espelho de Água
Do período jurássico à atualidade, muito há para descobrir e conhecer no concelho da Figueira da Foz, território marcado pela sua localização geográfica, cujo património militar é testemunho de diversos acontecimentos que marcaram a sua história e as suas gentes, como foi o caso dos ataques piratas ou das invasões francesas. História e lendas misturam-se, fazendo parte da memória coletiva que continuam a ser recordadas.
Elevada a vila em 1771 e a cidade em 1882, num período em que a Figueira da Foz se caracterizava por uma sociedade burguesa, impulsionada pela economia num período de reformas nacionais, que marcaram o seu desenvolvimento em diversas vertentes - arquitetura, indústria, lazer - a cidade fervilhava de cultura e modernidade, impulsionada pela aristocracia portuguesa e espanhola.
Moderna e cosmopolita, a Figueira da Foz acompanha as tendências europeias a diversos níveis, apostando na criação de excelentes condições de vida, tanto para residentes como para visitantes. Do desporto aos eventos, do património à gastronomia, o território da Figueira da Foz preserva vivências e histórias únicas.
Bem no coração do Bairro Novo situa-se o Casino Figueira, o mais antigo da Península Ibérica, testemunha dos acontecimentos mais marcantes da sociedade, em particular alguns ocorridos na primeira metade do século XX, que levaram espanhóis a retirarem-se para esta cidade na década de 30 e europeus a refugiarem-se da perseguição nazi na década seguinte.
O território figueirense é caracterizado pelas paisagens moldadas pela ação humana, com vista à criação de salinas na Morraceira, mas também de arrozais nos vales do Baixo Mondego. Sendo o rio Mondego a principal via marítima que, durante séculos, permitiu a entrada e saída de mercadorias para um vasto território; hoje, com um porto comercial moderno, a Figueira da Foz continua a ser uma referência no transporte de mercadorias por via marítima.
Ostentando o título de rainha das praias, possui o maior areal urbano da Europa. Também o rio e o mar tornam a Figueira da Foz num destino privilegiado para a realização de atividades de competição desportiva e de lazer, de âmbito nacional e internacional, projetando mundialmente o território. Da indústria aos serviços, dos espaços culturais, à mobilidade urbana sustentável, o concelho da Figueira da Foz aposta no desenvolvimento e na criação de novas sinergias que permitem o crescimento do território.
Com zonas ribeirinhas e praias distintas; serra, que apresenta uma impressionante diversidade a nível de fauna e flora e monumento natural do Cabo Mondego, com relevante importância geológica; é um incontornavelmente um concelho ímpar na sua diversidade natural.
Recentemente considerada uma cidade Family Friendly, a Figueira da Foz é uma cidade que prima pela segurança, tendo vindo a crescer e a adaptar-se às necessidades dos seus habitantes, dando resposta a novos hábitos e costumes. Palco para os mais variados eventos, é detentora de uma grande diversidade cultural, social, e para os mais noctívagos, animação noturna.