- Início
- Visitar
- Onde ir?
- Património
- Arquitetónico
- Outros Imóveis de Interesse
- Complexo Molinológico
Complexo Molinológico
No início do século XXI, no seguimento de uma política de valorização patrimonial, a Associação Mó-Gândara - Associação Cívica da Defesa dos Moinhos e do Ambiente, desbravou, em Cunhas, um terreno onde se sabia da existência de moinhos. Foram postas a descoberto as estruturas de dois moinhos que laboravam na mesma linha de água, muito próximo um do outro.
A partir daí foi colocado em prática um projeto de recuperação e valorização deste património, que resultou na reconversão, recuperação e reutilização das ruínas e respetivos engenhos dos dois sistemas de moagem (um rodízio e uma azenha), integrando ainda algum património móvel encontrado na área das ruínas, que permitiu reconstituir alguns espaços.
Para complementar a leitura desta área e das suas vivências, integrou-se ainda um moinho de vento, uma eira e um forno tradicional.
Espaço único no nosso território, o Complexo Molinológico, autêntico museu vivo implantado numa área agrícola de cerca de oito mil metros quadrados, foi adquirido em julho de 2018 pelo Município da Figueira da Foz, que, conjuntamente com a Associação Mó Gândara e a Junta de Freguesia do Moinhos da Gândara, pretende requalificar o espaço dando-lhe com uma abordagem museográfica e expositiva que proporcione novas interpretações e o possa afirmar como um espaço cultural, pedagógico e identitário do concelho.
Cunhas - Moinhos Da Gândara