Sítios arqueológico do concelho e Museu Municipal Santos Rocha
«Ciclo de Arqueologia» com atividades gratuitas
O Município da Figueira da Foz tem vindo a assinalar os 125 anos do Museu Municipal Santos Rocha- inaugurado a 06 de maio de 1894-, com um conjunto diversificado de iniciativas.
Em maio de 2019 promoveu um Colóquio Internacional e inaugurou as exposições “Santos Rocha, Arqueologia e Territórios da Figueira da Foz” e “Fragmentos da História do Carvão e do Cimento no Cabo Mondego”, que irão estar patentes ao público até 08 de maio de 2020, e cuja entrada é gratuita.
No âmbito destas duas exposições, o espaço museológico promove, até maio de 2020, diversas atividades lúdico-pedagógicas “Ciclo de Arqueologia”, direcionadas à comunidade escolar, mas também ao público em geral, todas elas gratuitas.
Sábado, dia 08 de fevereiro, entre as 15h00 e as 17h30, realiza-se o "Roteiro Arqueológico", uma visita comentada aos sítios arqueológicos do concelho: Santa Olaia (Ferreira-a-Nova) e Dólmen das Carniçosas (Alhadas).
Os interessados em participar nesta visita, que é gratuita e cujo transporte será asse-gurado pelo Município, deverão efetuar inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt .
Dia 21 de março, pelas 15h00, realiza-se uma visita orientada às exposições temporárias, “Santos Rocha, Arqueologia e Territórios da Figueira da Foz” e “Fragmentos da História do Carvão e do Cimento” e no dia 04 de abril, pelas 15h00, o Museu dá a oportunidade a todos os interessados, de participarem numa “Escavação Arqueológica” e perceberem qual o percurso que uma peça realiza, desde a sua entrada no espaço museológico, até à sua exposição, numa mostra temporária ou permanente.