.
Figueira da Foz distingue personalidades, instituições centenárias e funcionários aposentados no Dia da Cidade
A cerimónia solene do Dia da Cidade da Figueira da Foz voltou a ser palco da atribuição de distinções honoríficas a personalidades e instituições que se destacaram pelo seu contributo para o concelho. O evento decorreu no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Como é tradição, o Município da Figueira da Foz homenageou cidadãos e entidades cuja ação marcou a vida social, cultural, científica e comunitária do concelho. Foram ainda entregues Medalhas de Bons Serviços a trabalhadores do Município e a trabalhadores municipais em regime de cedência por interesse público na empresa Águas da Figueira, todos aposentados nos últimos 12 meses.
Este ano, a autarquia atribuiu cinco distinções honoríficas. José Rolinho Sopas recebeu a Medalha da Cidade e Colar, tornando-se Cidadão Honorário da Figueira da Foz. A Sociedade de Instrução e Recreio de Lares foi distinguida com a Medalha da Cidade, assinalando o seu centenário. A título póstumo, José Oliveira Gonçalves recebeu a Medalha de Mérito Social – Prata Dourada. Fátima Trigo foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural – Prata Dourada e Pedro Mota Curto com a Medalha de Mérito Científico – Prata Dourada.
Visivelmente emocionado, José Rolinho Sopas afirmou sentir “uma satisfação que me inunda a alma” com a distinção recebida. Fernanda Andrade Santos, presidente da Direção da Sociedade de Instrução e Recreio de Lares, falou de “um profundo sentimento de responsabilidade coletiva”, classificando o momento como “verdadeiramente eterno”.
Em representação de José Oliveira Gonçalves, falecido há menos de um ano, o filho Edgar Gonçalves recebeu a homenagem, num momento marcado pela emoção. Fátima Trigo agradeceu o reconhecimento e assumiu sentir agora “um dever acrescido”. Já Pedro Mota Curto dedicou a distinção “a todos os professores e funcionários” das escolas do concelho onde exerceu funções, sublinhando a importância de dar “visibilidade e importância à Educação deste país, que é um investimento fundamental”.
Sem intervenções públicas, os trabalhadores municipais aposentados receberam as Medalhas de Bons Serviços com evidente orgulho. Entre os homenageados encontravam-se funcionários que dedicaram quase meio século ao serviço público, vendo agora reconhecido o seu percurso profissional e contributo para a comunidade figueirense.


