Município investe oito milhões de euros em empreitada na Secundária Bernardino Machado
O Município da Figueira da Foz vai investir cerca de 8,4 milhões de euros, totalmente comparticipados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na empreitada de requalificação da Escola Secundária Bernardino Machado. A obra tem prazo de execução de 18 meses e está prevista iniciar até final do corrente ano, devendo ficar concluída, impreterivelmente, até 30 de junho de 2026.
Em recentes declarações à LUSA, a vereadora do pelouro da Educação, Olga Brás, considerou que "Isto é uma vitória e um marco na comunidade escolar do concelho da Figueira da Foz, sendo que é a escola que apresenta maior oferta de cursos profissionais e maior número de alunos nestes cursos”.
Durante o decurso da empreitada a escola encontrar-se-á encerrada, decorrendo a atividade letiva em 37 contentores alugados e instalados em Buarcos, na Escola Básica do 2º e 3º ciclos Infante D. Pedro, pertencente ao Agrupamento de Escolas Figueira Mar.
De acordo com Olga Brás, do parque escolar concelhio, a Secundária Bernardino Machado era a que mais necessitava de “intervenção urgente e prioritária”, dado que, no âmbito do quadro de prioridades acordado em 2023 entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo, era a que apresentava mais patologias.
A intervenção no edificado do estabelecimento de ensino irá modernizar as atuais instalações, construídas há mais de meio século, e permitir que a Bernardino Machado possa continuar a orientar-se para o ensino profissional e para as necessidades das empresas já instaladas na recentemente ampliada Zona Industrial e Empresarial existente no concelho, assim como nas que virão a instalar-se nas zonas industriais atualmente em fase de criação.