Município da Figueira da Foz reforça apoio à comunidade emigrante
Recebeu o Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho a cerimónia de assinatura do protocolo, entre o Município e a DGACCP - Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, representados respetivamente pelo Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz Dr. João Ataíde e por Sua Excelência (SE) o Sr. Embaixador João Maria Cabral, que cria o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) na Figueira da Foz, integrado no Balcão de Atendimento Único.
A cerimónia, que contou com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, vem consolidar o apoio institucional à comunidade figueirense emigrada, em setores que vão da inclusão social aos direitos laborais, passando pelo acesso ao ensino.
O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. João Ataíde, sustentou, na cerimónia, a importância de promover uma maior informação dos direitos dos emigrantes, facilitando, com o apoio das Juntas de Freguesias, as suas relações com o país e concelho natal.
Já SE o Secretário de Estado Dr. José Luís Carneiro, considerando que as comunidades portuguesas são a expressão máxima da inserção e projeção de Portugal no mundo, defendeu que o enraizamento e a territorialização dos emigrantes se configura como um dever do Estado, a reforçar a breve trecho com os Gabinetes de Apoio ao Emigrante de nova geração, estruturas preparadas para proporcionar, aos emigrantes regressados temporária ou definitivamente, uma oferta turística integrada, bem como para identificar, captar e apoiar micro e pequenos investimentos. Neste sentido, o governante aplaudiu a inclusão do agora criado Gabinete de Apoio ao Emigrante no Balcão de Atendimento Único, por colocar esta estrutura da Figueira da Foz na linha da frente para a operacionalização dos GAE de nova geração, a avançar ainda no primeiro semestre deste ano.