Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal da Figueira da Foz referenciado como exemplo de boas práticas Internacionais
De acordo com informação do Núcleo de Modernização Administrativa de 02 de fevereiro do corrente ano, encontra-se encerrada com sucesso a candidatura apresentada pelo Município da Figueira da Foz ao Programa COMPETE – Sistema de Apoios à Modernização Administrativa – a qual teve como epílogo final a constituição do espaço de atendimento único, designado por Balcão Único de Atendimento.
Segundo a referida informação, a análise efetuada ao projeto apresentado em candidatura permitiu aferir um grau de eficácia digno de registo o que permitiu validar o investimento elegível associado à candidatura em € 360.997,80, com um incentivo final FEDER € 306.848,13, o que corresponde a uma taxa de execução financeira de 83%.
Esta candidatura que se desenvolveu em torno de alguns eixos fundamentais – a criação de um Balcão Único de Atendimento, reforço das infraestruturas de Datacenter, desenvolvimento de procedimentos de desburocratização e simplificação de processos e desenvolvimento de aplicações SIG para prestação de serviços e informações em plataformas online - foi considerada pelo COMPETE como um “… projeto, pela importância que assume na construção de uma Administração Pública mais eficiente, transparente e colaborativa, tem a possibilidade de ser selecionado para publicação em Portais de partilha de boas práticas internacionais, dos quais a AMA é parceira.”.
Para João Ataíde, Presidente da Câmara Municipal, “A modernização administrativa dos serviços municipais era um desígnio deste executivo que se empenhou, fortemente, para a abertura do Balcão Único de Atendimento no âmbito de uma candidatura ao programa COMPETE. Fruto do entusiasmo e profissionalismo dos nossos colaboradores, que sempre lutaram para o sucesso deste projeto, foi possível concluir com êxito este processo.
Ao facilitarmos o acesso à administração local estamos a proporcionar melhor cidadania e a prestar melhor serviço público.
Congratulo-me pelo facto do nosso exemplo poder ser selecionado em portais de partilha de boas práticas. “