Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz 2016
As condições climatéricas não foram as mais favoráveis ao Carnaval mas nem isso impediu que milhares de pessoas assistissem a mais esta edição do Carnaval da Figueira da Foz.
Mais de 1500 crianças desfilarem, no final da última semana, com os seus criativos e coloridos fatos de Carnaval que animaram diversas ruas da cidade.
Já no domingo, dia 7 de fevereiro, foi a vez do corso principal. O sol brilhou e até a brisa acalmou para que o Carnaval desfilasse na Avenida do Brasil, num 'domingo gordo' de alegria e brilho que atraiu cerca de 12.000 pessoas.
Este ano, sob a organização da Associação do Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz (ACBFF), a folia começou com a música e dança do Trio Elétrico, animado pelo professor de Zumba, Luís Paulo, e dezenas dos seus alunos, tendo como convidada especial a sempre jovial Rosa Amélia. Seguiu-se a alegria das escola de samba - a GRES A Rainha que assinalou «20 Anos de História, de Sorrisos, de Glória», com 125 participantes; a Associação Unidos do Mato Grosso sambou ao ritmo d’«A Avenida Vamos Colorir e o Pote de Ouro Descobrir - A Lenda do Arco-Irís», com 115 elementos; e a GRES Novo Império tirou o pé do chão para mostrar que «Para o Bem e para o Mal, o Novo Império Dá as Cartas», com 115 elementos.
Mas nem só de samba se faz o Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz, como mostrou a Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, com o tema «Grande Caldeirada / Barrete até aos pés», ou o bailarico sem regras mas com muita animação inspirado na década de 70, apresentado pela Sociedade de Instrução e Recreio de Lares. «A Diva do Samba» chegou com o Grupo do Carlos e as suas matrafonas Carmencitas de Buarcos, enquanto as BWS mostraram a «Paixão pela Dança» e o grupo Samba Folia deu vida à «Casa da Alegria», recuperando traquinices de outros tempos. Não faltaram as bailarinas do Moulin Rouge do grupo Samba no Pé nem, claro, os tradicionais foliões. O cortejo encerrou com a simpatia do casal real composto pelo cantor Saúl Ricardo e pela rainha escolhida pelo público, Luísa Marques, que, trajados a rigor pela estilista local Lúcia Fonseca, não pouparam nos contactos com a população, distribuindo sorrisos e beijos pelos visitantes.
No dia 8 de fevereiro , desafiando o frio e a chuva, centenas de pessoas quiseram mostrar o seu reconhecimento e marcaram presença no desfile noturno das escolas de samba, que revelaram que a alegria e o espírito de equipa não se encolhem perante a adversidade do clima.
As condições climatéricas adversas não permitiram que o Carnaval levasse as suas iniciativas até ao fim. Ficou o sabor a pouco e a vontade de mais no próximo ano.
A Câmara Municipal da Figueira da Foz, representada na cerimónia pelo Vereador João Portugal, agradeceu o empenho da ACBFF e de todos os participantes, considerando que a opção pela devolução da organização do evento a uma associação se revelou acertada e feliz, sendo a animação e a qualidade das exibições a garantia da vitória mais importante: a da Figueira da Foz como destino privilegiado para os fãs do Carnaval.
Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz 2016 - Resultados
Escolas de Samba:
1º Novo Império
2º Gres A Rainha
3º Unidos Do Mato Grosso
Grupos:
1º Grupo do Carlos
2º SIR de Lares
3º Samba Folia
Carros:
1º SIR de Lares
2º Grupo do Carlos
3º Samba no Pé