Comissões Sociais de Freguesia
Nos termos do art.º 11.º do Decreto-lei n.º 115/2006 “as medidas necessárias à prossecução dos objetivos e das ações de intervenção, no âmbito da rede social são assumidas localmente pelos CLAS e pelas Comissões Sociais de Freguesia” sendo suas competências a sinalização das situações mais graves de pobreza e exclusão social existentes na freguesia e a definição de propostas de atuação a partir dos seus recursos, envolvendo a participação de entidades representadas ou não na Comissão.
Conscientes da importância destas estruturas de planeamento foram, durante o ano de 2014, desenvolvidas uma série de reuniões, com vista à sua criação/dinamização, quer com elementos do executivo das juntas de freguesia, quer com os vários parceiros sociais implantados localmente.
Até à data, encontram-se constituídas 10 CSF esperando em breve poder haver uma cobertura integral do território municipal.
No ano de 2015, com o objetivo de envolver os vários parceiros das Comissões Sociais de Freguesia na atualização do Diagnóstico Social do Município da Figueira da Foz, a equipa técnica afeta ao Programa Rede Social tem vindo a proceder a uma ronda, junto destas estruturas de planeamento para, através do recurso à utilização de metodologias ativas (nuvem de problemas) proceder ao levantamento dos problemas sociais e, paralelamente, à identificação dos recursos das respetivas freguesias, sob a óptica dos seus elementos integrantes.
A recolha destes dados permitirá proceder à caracterização das diferentes unidades territoriais que constituem o Município da Figueira da Foz procurando, de igual forma, apontar para algumas lacunas detetadas e permitir a definição de linhas orientadoras para a construção do futuro Plano Municipal da Figueira da Foz.
As últimas CSF que foram alvo da aplicação da referida metodologia, por parte da equipa técnica do Município, foram as de S. Pedro (21/04), Buarcos (22/04) e Lavos (28/04).
A próxima CSF que será alvo da aplicação da referida metodologia, por parte da equipa técnica do Município, será a de Quiaios (07/05/2015).