Ação Municipal de Sensibilização para a Integração de Imigrantes
No âmbito do projeto Plano Municipal de Integração de Imigrantes da Figueira da Foz, resultante de candidatura à Ação 4 - Planos Municipais de Integração de Imigrantes, do Programa Anual de 2013 do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, apresentada no passado dia 30 de setembro de 2014 ao Alto Comissariado para as Migrações, realizou-se, no passado dia 20 de Março 2015, uma Ação Municipal de Sensibilização para a Integração de Imigrantes no Município da Figueira da Foz. Esta ação decorreu no Edifício Paço de Tavarede, contando com a presença dos parceiros institucionais do projeto, outras entidades relevantes para a discussão desta problemática, cidadãos imigrantes e do Vereador da Ação Social da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
O painel de intervenções contou com o contributo do Doutor Pedro Góis, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e docente da Universidade do Porto, com um vasto conjunto de publicações e estudos na área das migrações.
Ainda integrada neste mesmo projeto, decorreu uma sessão de trabalho com as entidades envolvidos na conceção do Plano, com vista ao aprofundamento dos dados de diagnóstico local, levantamento de problemas na integração de imigrantes em diversas áreas e antevisão de possíveis respostas a estes problemas, do ponto de vista dos serviços públicos e entidades da sociedade civil representadas. Aos resultados desta sessão de trabalho somam-se as conclusões retiradas da sessão realizada no dia 18 de março de 2015, com semelhante estrutura e objetivos, a qual contou exclusivamente com representantes da comunidade imigrante.
Num momento em que a promoção da igualdade é uma das principais preocupações das políticas da União Europeia, a integração efetiva e responsável da população imigrante, em todos os setores da sociedade, deve constar das prioridades nacionais dos Estados-Membros, em nome dos direitos fundamentais e da não discriminação. Neste sentido, o presente projeto ambiciona dotar o Município da Figueira da Foz de uma política efetiva de integração de cidadãos estrangeiros e de promoção da interculturalidade, enquanto fator de desenvolvimento e fortalecimento da democracia e da dinâmica social local.