-
Início
-
Visitar
-
Onde ir?
-
Património
-
Arqueológico
- Castro de Santa Eulália (Ou Olaia)
Castro de Santa Eulália (Ou Olaia)

Este castro revela vestígios que se enquadram cronologicamente no Neolítico, Idade do Bronze, Idade do Ferro, Romano e Medieval, de acordo com as escavações efetuadas desde a sua identificação pelo arqueólogo figueirense António dos Santos Rocha, no entanto, a ocupação humana deste sítio pode remontar à época paleolítica, a avaliar por um artefacto lítico aqui descoberto.
A época mais valorizada tem sido a Idade do Ferro, por via de várias fases de ocupação fenícia aqui identificadas, demonstrando uma apetência náutica e portuária deste castro. A sua posição geoestratégica manteve-se no período medieval, com a existência de uma fortificação que apoiou a linha defensiva do Mondego. O espólio arqueológico encontrado neste castro, está exposto no Museu Municipal Santos Rocha.
A Capela de Santa Eulália foi reedificada pelo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra em 1595. Situada no monte, a vista sobre os arrozais do Mondego é deslumbrante. É uma capela simples como se pode observar pela sua fachada. No seu interior as paredes são pintadas, existe um arco cruzeiro. A imagem de Santa Eulália é de 1671. Este sítio encontra-se classificado de interesse público desde 1954.