Investigadores da Universidade Estadual de Campinas vieram conhecer a experiência do Município da Figueira da Foz, como Município Saudável

2019 09 investiga

Reconhecendo as atividades diferenciais que o Município de Figueira da Foz vem desenvolvendo para implantar e implementar políticas públicas saudáveis, com o apoio da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis em Portugal, os pesquisadores do Laboratório de Investigações Urbanas, vinculado à Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual de Campinas (LABINUR/FEC/UNICAMP) situada no município de Campinas, estado de São Paulo, Brasil, tiveram interesse de conhecer, com mais proximidade, os projetos desenvolvidos no Município.

A Prof.ª Dr.ª Ana Maria Girotti Sperandio, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC/UNICAMP), vem desenvolvendo investigações e atividades, através da Universidade, no âmbito da Cidade Saudável no Brasil, coordenando a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis. Durante as suas pesquisas, identificaram similitudes entre os projetos realizados na Figueira da Foz e os desenvolvidos pelo LABINUR/FEC/UNICAMP, porém com tecnologias diversificadas.

Com o objetivos de aprofundar o conhecimento das ações e projetos no Município da Figueira da Foz e o Programa Municipal Figueira Cidade Saudável, bem como identificar quais os avanços obtidos, os desafios encontrados e, principalmente, as convergências possíveis entre o planeamento urbano local e a Cidade Saudável, decorreu uma reunião com os investigadores, no passado dia 24 de Setembro, tendo sido manifestado o seu interesse em aprofundar as relações de trabalho e cooperação entre as duas entidades.

Esta visita visou também contribuir para a pesquisa do mestrando Rodrigo Brandini Bloes, Engenheiro Civil e Mestrando em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (UNICAMP), que é orientando da Prof.ª Ana Sperandio, sob o tema: “Métodos de Planejamento Urbano e a Cidade Saudável: convergências e desafios”.