Figueira da Foz recebe primeira formação pós graduada na área do Cinema e Audiovisuais

2019 08 09 formacao cinema

Resultado de uma parceria entre o Município da Figueira da Foz, a Centro Portugal Film Commission e a ESAP – Escola Superior Artística do Porto, o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) acolhe, no próximo ano letivo, uma formação pós graduada em  Cinema e Audiovisuais.

Com um histórico singular, a cidade da Figueira da Foz foi "plateau" de diversos filmes, palco do maior festival internacional de cinema em Portugal, desde os anos de 1970 até 2002, e tem mantido uma produção pontual. Esta parceria procura uma aproximação crítica e criativa ao cinema, bem como incentivar novos projetos de eventos e abordagens cinematográficas, nomeadamente um novo festival e esta primeira formação de ensino superior na área.

As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetivadas através do site www.esap.pt ou presencialmente no serviço de atendimento do CAE.

A Pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais” está aberta a licenciados, mas também a detentores de um currículo escolar científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Concelho Científico da ESAP, atestando capacidade para a  frequentar. Confere 60 créditos ECTS, permitindo que os alunos possam prosseguir para o grau académico seguinte, nomeadamente para o curso de Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, igualmente da ESAP, estando também prevista a atribuição de bolsas de estudo.
Pretende-se que as unidades curriculares que constituem o plano de estudos, permitam aprofundar e intensificar o conhecimento no espaço do cinema e dos audiovisuais, bem como a sua relação com outros territórios de reflexão crítica e artística.

Este objetivo consubstancia-se numa estrutura curricular que reflete uma abordagem prática à produção cinematográfica, nomeadamente “Fotografia e cinematografia”, “Práticas e modelos do argumento”, “Realização de documentários de criação”, “Laboratório de imagem e som”, “Montagem e pós-produção” e “Realização cinematográfica”.
A abordagem teórica complementa-se com “História e teoria do cinema e do audiovisual” e “Semiótica do cinema e do audiovisual”. O espaço dedicado a “Seminários” permitirá o encontro com alguns dos nomes marcantes do cinema e do audiovisual da atualidade.