cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Arte
Natureza
Natureza
Desporto
Desporto
Cultura
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Travessia da Ponte é a estrela da 5ª São Silvestre Figueira da Foz

2018 10 12 ssilvestre

S. Pedro, Vila Verde e Buarcos e São Julião são as três freguesias que, este ano, integram o percurso da 5ª São Silvestre Figueira da Foz. A prova é, em 2018, assumida pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, em virtude das obras de requalificação da frente marítima de Buarcos impossibilitarem o habitual trajeto exclusivamente pela freguesia de Buarcos e São Julião. «A Câmara Municipal da Figueira da Foz decidiu transformar uma dificuldade numa oportunidade, a de proporcionar aos atletas um percurso tecnicamente diferente, com o atrativo extra da travessia da ponte, e ainda a de dar a conhecer outras freguesias, no caso S. Pedro e Vila Verde, que oferecem outros cenários, igualmente bonitos», explicou a vereadora do Desporto, Mafalda Azenha, na conferência de imprensa de apresentação do evento, esta quinta feira, dia 11 de outubro de 2018, no CAE. «A Autarquia assumiu a organização por entender que a prova já está fidelizada no calendário desportivo e que interrompê-la, durante um ano, podia prejudicar edições futuras», acrescentou. Com o trajeto não circular, a Autarquia assume, para além da comparticipação no orçamento de organização da prova, os custos de transporte, em autocarro, dos atletas para a Praia da Cova, bem como o dos seus pertences para a zona da meta, num investimento global a rondar os 12.000€. 

Também presente na apresentação da prova, José Henriques, da Atletas.net, manifestou a sua satisfação pela manutenção da prova, com um novo percurso, «um desafio estimulante e que acreditamos que pode atrair ainda mais participantes», disse. A prova terá, em virtude da nova logística de transporte de atletas, o limite de 1500 participações, «pelo que é aconselhável que as pessoas se inscrevam atempadamente, até porque o valor da inscrição vai aumentando consoante o número de participantes confirmados», explicou. 

Satisfação foi também a palavra usada pelos presidentes das juntas de freguesias parceiras na organização. Vítor Alemão, autarca de Vila Verde, congratulou-se pelo envolvimento de uma freguesia com provas dadas no Atletismo, José Charana, em representação da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião, destacou como positivo a manutenção da S. Silvestre na Figueira da Foz, e José Salgueiro, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro, felicitou a escolha da sua freguesia para ponto de partida do evento desportivo.

Sobre a prova

Com organização conjunta do Atletas.net e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, em parceria com as juntas de freguesia de S. Pedro, Vila Verde e Buarcos e São Julião, a 5ª São Silvestre Figueira da Foz realizar-se-á a 22 de dezembro, com partida da Praia da Cova (S. Pedro), travessia da Ponte Edgar Cardoso (que se manterá aberta ao trânsito, com a criação de um corredor de segurança para os atletas), passagem pela Rotunda da Salmanha (Vila Verde), percurso até à Rotunda da Ponte Galante e, finalmente, inversão do sentido do trajeto até à Praça da Europa, frente à Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde será colocada a meta. 

«Fizemos questão, e com o apoio da Atletas.net conseguimos, em continuar a ter a distância (10 km) certificada, de forma a que os participantes possam validar os seus tempos», explicou Mafalda Azenha.

Sem caráter competitivo mantêm-se, também, as duas provas satélite da 5ª São Silvestre Figueira da Foz: a mini-caminhada (6,8 km) e a Corrida da Pequenada (500 metros, com participação gratuita e limitada a 120 participantes, destinada a crianças dos 4 aos 10 anos de idade, que podem fazer acompanhar-se de um adulto).

Inscrições e todas as informações disponíveis em: https://www.atletas.net/pt/sao-silvestre-figueira-da-foz

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |