cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Cultura
Natureza
Arte
Natureza
Desporto
Desporto
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Safra à Moda Antiga com mais de cem ‘marnotos e salineiras’ por um dia

2018 08 19 safra

Mais de uma centena de pessoas - incluindo muitos turistas portugueses, espanhóis e brasileiros -, cantou os parabéns ao Núcleo Museológico do Sal, que assinalou este domingo, dia 19 de agosto de 2018, 11 anos de existência. Fechando o programa de atividades “(A)GOSTO COM SABOR A SAL”, esteve uma vez mais a “Safra à moda antiga”, uma recriação que contou com a participação de antigos marnotos e salineiras, elementos da Mundo em Reboliço Associação, e de muitos interessados pelas tradições do salgado da Figueira da Foz.

A atividade que decorreu durante uma manhã de muito sol, foi animada pelo Grupo de Música Popular “Cantares do meu Canto”, do Centro Recreativo Cultural Carvalhense, e colorida pelas mais de 20 pessoas trajadas ‘à moda antiga’ das salinas e pelos muitos participantes que quiseram ajudar a transportar o sal à cabeça. Este ano, o sal transportado para o armazém foi o da primeira redura de 2018 e, por razões climáticas, em menor quantidade do que em anos anteriores mas, mesmo assim, suficiente para fazer as delícias de adultos e crianças. Segundo os marnotos, se o calor se mantiver durante as próximas semanas será ainda possível retirar, da salina municipal, pelo menos a mesma quantidade de sal dextraída em 2017. 

Concluindo os festejos de uma das atrações turísticas mais procuradas na Figueira da Foz, realizou-se ao final da manhã, na Salina do Corredor da Cobra, a tradicional Sardinhada acompanhada de broa com salicórnia, não faltando a pipoca temperada com o sal figueirense e o café de cevada, para retemperar forças, num momento de convívio oferecido pela Associação Figueira Sal. 

Em representação da Autarquia esteve presente a Vereadora Mafalda Azenha que deixou uma palavra de apreço a todos os que, ao longo de 11 anos, têm desenvolvido este projeto cultural e honrado os que, ao longo de muitos mais anos, se dedicaram e/ou dedicam a esta atividade sustentável e que integra o património imaterial, cultural, ambiental e afetivo da Região.

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |