António Augusto Menano apresentou “Mantimentos para a Sobrevivência” na Biblioteca Municipal

2018 08 09 menano

O poeta, escritor, pintor e homem das Artes, António Augusto Menano, apresentou esta quinta feira, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, o seu mais recente livro,  “Mantimentos para a Sobrevivência”. Editado pela MinervaCoimbra, representada no evento por Isabel Garcia,  “Mantimentos para a Sobrevivência” contém textos poéticos escritos entre a década de 60 do século passado e o ano de 2014, numa seleção e organização do filósofo e amigo do autor, António Pedro Pita, a quem coube a apresentação e contextualização da obra.

Numa sala repleta de apreciadores das criações artísticas de António Menano, o presidente da Autarquia, João Ataíde, afirmou ser «um gosto lê-lo» e enalteceu o percurso cívico do autor, considerando-o «uma referência na Cultura, um homem coerente, dedicado ao serviço público apesar dos seus múltiplos afazeres e com um grande carinho pela Figueira da Foz».

António Pedro Pita traçou o esboço do «poeta pintor», avançando que seria a sua aventura pelas artes plásticas que, mais tarde, haveria de libertá-lo na escrita. «Este é um livro só aparentemente breve, que depois de abre em ciclos, em camadas, em caminhos», alertou o filósofo. A sobrevivência, «tema antigo na poesia de António Augusto Menano», seja a propósito de um encontro com a finitude humana numa cama de hospital ou do confronto com a inexorável passagem do tempo, tem no livro uma dimensão distinta, «de sobre vivência, de recolha de mantimentos, ou munições, para lidar com o excesso de vivências», afirmou António Pedro Pita.

Isabel Garcia anunciou, no decurso da sessão literária, que estão já na forja outros livros de António Augusto Menano, com seleção e organização de inéditos por António Pedro Pita, sendo o primeiro, «Mundandar», uma incursão pela escrita de viagem do antigo vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz (1982/88), com mais de 50 anos de atividade poética e distinguido com diversos prémios nacionais. António Augusto Menano foi distinguido
com a Medalha de Prata Dourada da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz em 2011.