Figueira da Foz com cinco Praias Bandeira Azul e quatro Praias Acessíveis

2018 06 bazul

Decorreu esta terça feira, 26 de junho de 2018, a Cerimónia do Hastear da Bandeira Azul e Praia Acessível, no mastro náutico, junto à Torre do Relógio. Para além da Praia da Torre do Relógio, outras três praias do Concelho vão ostentar este ano o galardão Bandeira Azul e Praia Acessível: Praia de Buarcos; Praia de Quiaios; Praia da Cova Gala. A Praia da Leirosa ostentará a Bandeira Azul, estando no entanto já em curso a criação de condições que deverão permitir, já em 2019, a sua classificação como Praia Acessível, ou seja, dotada de acessos e instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.

A cerimónia, que contou com a presença de representantes de diversas entidades oficiais, nomeadamente as que prestam assistência às praias e aos veraneantes - Capitania, PSP, Proteção Civil e Nadadores-Salvadores, bem como dos presidentes das freguesias litorais que este ano foram distinguidas com Bandeira Azul, e outros autarcas, foi ainda o momento escolhido para a Autarquia anunciar que já estão contratados os 72 nadadores-salvadores que irão vigiar e proteger os areais, sendo sensivelmente metade custeados, mediante protocolo, pelos concessionários dos 14 apoios de praia existentes no Concelho. Para além destes profissionais, a época balnear contará também, no Concelho, com reforço de meios humanos e técnicos, tanto por parte da Autarquia como por parte das forças de segurança, com mais agentes da Polícia Marítima e da PSP, e mais veículos moto-quatros a permitirem cobrir mais terreno em menos tempo. As praias não vigiadas, e portanto desaconselhadas, estarão identificadas por sinalética. Recorde-se que, nas principais praias do Concelho, e atendendo às alterações climáticas, a vigilância por nadadores-salvadores está a ser assegurada, aos fins-de-semana, desde as férias da Páscoa. Agora em base diária, a vigilância está prevista até ao início de setembro e, novamente aos fins-de-semana e nos areais mais procurados, até outubro.

Sobre o Programa Bandeira Azul
A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

BANDEIRA AZUL na Figueira da Foz
- Praia de Buarcos;