Calendário de eventos

“A Nossa Mesa: Receituário Gastronómico da Figueira da Foz”
Quarta-feira 29 maio 2019, 09:00 - 17:00

BTL receituario

Depois do sucesso de vendas de “A Nossa Mesa: Receituário Gastronómico da Figueira da Foz”, editado pelo Município da Figueira da Foz em 2015, a Divisão de Cultura promove uma segunda edição da obra, revista e melhorada, que já se encontra à venda, pelo valor de 15,00€.

Esta segunda edição da obra reúne receitas, fotografias, histórias e depoimentos de quem tem com a cozinha uma relação de amizade e de respeito, que não desvanece com o tempo e recupera narrativas, memórias e costumes de famílias da Figueira da Foz, através de receitas que foram passando de geração em geração, desenhando a identidade desta Cidade.

Mas a grande novidade desta edição é a introdução de objetos museológicos e a construção de uma teatralidade em torno da sua apresentação. O público são trazidas peças de loiça utilitárias e decorativas, “resgatadas” das reservas do Museu Municipal, de uma coleção (cerâmica, vidros e metais) que remonta à sua fundação, datada de 1894, demonstrando, por um lado, o valor histórico e artístico que Santos Rocha lhes reconheceu, e por outro permitindo uma nova abordagem gastronómica, emoldurando e enaltecendo o que de mais importante ela encerra: o alimento.

divulgacao.cultura@cm-figfoz.pt

Tipo de Evento:

BTL_receituario.jpg

Local Museu Municipal Santos Rocha| Biblioteca Municipal | Núcleo Mus. do Mar | Núcleo Mus. do Sal | CAE | Posto de Turismo