Prémio Literário João Gaspar Simões

2018 premio literariopdf Regulamento

O Prémio Literário João Gaspar Simões, instituído em 2009 pela Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), pretende incentivar a criação literária e dar a conhecer novas obras e autores, assim como contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade, considerada elemento essencial para o desenvolvimento e enraizamento dos hábitos de leitura e também distinguir tão ilustre personalidade da história literária portuguesa como é João Gaspar Simões, figura grada da literatura nacional, romancista, dramaturgo, editor, crítico e tradutor.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz, acaba de lançar a V edição, do biénio 2018/2019,  para o género prosas narrativas sob a forma de romance ou novela.

São admitidas a concurso, aberto até 31 de dezembro de 2018, obras originais, inéditas, de produção individual e não premiadas anteriormente.

Podem participar os indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal e será atribuído um prémio único no valor de 2.500,00 € (doismil e quinhentos euros).  A Câmara Municipal assume o compromisso de apoiar a 1.ª edição da obra premiada, a estabelecer à data.

Obras premiadas:

[edição 2016/2017]

"Madalena", da autoria de Isabel Rio Novo

Outras obras, alvo de menções especiais do júri:

“San Jones”,  apresentada sob o pseudónimo de Honorato Rodrigues (António Trabulo)

“Memórias no Restolho do Tempo”, apresentada sob o pseudónimo de Almaior Serôdio (António Ferreira Cabete)

[edição 2014/2015]

“A Bicicleta do Ourives Ambulante”, da autoria de Silvério de Jesus Manata;

[edição 2012/2013]
O primo aprendiz– história de um carbonário, da autoria de Mário Fernando Silva Carvalho;

Menções Honrosas
Os azares de Valdemar Sorte Grande, da autoria de António Manuel Melo Breda Carvalho;
Só mais um abraço, da autoria de Maria de Fátima Marques Correia Santos;

[edição 2010/2011]
O fotógrafo da Madeira, da autoria de António Manuel Melo Breda Carvalho;

Outras obras, alvo de menções especiais do júri:

[edição 2010/2011]

Lugar da Capella, da autoria de João Carlos da Costa Cruz;
O luto e a guerra, da autoria de Maria José Dias Leite;
O selo, da autoria de Ana Filipa dos Santos Sobral;
A ternura mortuária do abraço, da autoria de Luíza Guimarães Nunes.