cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Cultura
Natureza
Desporto
Natureza
Natureza
Desporto
Arte
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Parque Florestal da Serra da Boa Viagem

serra - iv concurso - jose luis de sousa 41 b

 

O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem constitui a maior área florestal junto à cidade da Figueira da Foz, representando, com os seus cerca de 400 hectares, não só um enorme valor paisagístico e ambiental mas, igualmente, uma área de lazer que contribui para a qualidade de vida dos seus utentes.

Este parque é servido por várias estradas asfaltadas e por inúmeros caminhos florestais em terra batida, sendo a de maior importância estrutural e estruturante a estrada que sobe do Cabo Mondego até ao Abrigo da Montanha e que depois acede à Bandeira, descendo para Quiaios, através do Cruzamento do “Triângulo”, quer por representar a via com maior tráfego, quer por poder marcar uma barreira física que corta o Parque em duas áreas.

Serra bandeiraA rede viária transitável por veículos ligeiros e pesados tem cerca de 26,57 km. A estes caminhos acrescem cerca de 8.000 m de outros em terra batida, cujo piso só permite a circulação de veículos todo-o-terreno. Tem inúmeros caminhos pedonais, circuitos cicláveis, onde o visitante poderá observar um rico património natural, arqueológico e paisagístico e variados equipamentos, estando os principais a pouco mais de cinco minutos do centro da cidade.

Na sua periferia localizam-se, na encosta sul, diversos espaços residenciais, no seu lado nascente, a povoação da Serra da Boa Viagem, na encosta Norte uma zona florestal com influência das povoações de Quiaios e da Praia de Quiaios e Murtinheira. Dentro do próprio parque situam-se as casas de guarda, a capela de Sto. Amaro, o Farol do Cabo Mondego e o edifício do Abrigo da Montanha.

bandeiraO valor de cota mais alta é de 261,88 m, no vértice geodésico da Bandeira. As áreas abaixo dos 100 m são muito reduzidas, representando cerca de 6% da área da Serra. A esmagadora maioria da área situa-se entre os 150 e os 250 metros de altitude. Murtinheira. Dentro do próprio parque situam-se as casas de guarda, a capela de Sto. Amaro, o Farol do Cabo Mondego e o edifício do Abrigo da Montanha.

A orografia é bastante complexa, sendo que as áreas praticamente planas (declives inferiores a 4%) têm reduzida expressão. As zonas com declive acima dos 25% representam cerca de 20% do total.

A hidrografia é caracterizada pela existência de numerosas linhas de água, que apenas no inverno veiculam água superficial.


bandeira2O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem conta com variados equipamentos de usufruto público, associados às atividades desportivas, de recreio informal e de informação ambiental (Parques Infantis, Parques de Merendas, Restaurante), constituindo-se uma área com enorme valor ecológico para aqueles que procuram um espaço verde, com bonitas paisagens, para passear, praticar diversos desportos ao ar livre, correr, andar de bicicleta, observar a flora e descobrir a fauna.
Por tudo isto, o Parque Florestal da Serra da Boa Viagem espera por si.

 

 

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |