cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Desporto
Arte
Desporto
Natureza
Natureza
Cultura
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Farol do Cabo Mondego

farol cabo mondego

Situado no Parque Florestal da Serra da Boa Viagem, remonta ao século XIX (1835) a torre primitiva que serviu de farol até inícios do século XX e cuja obra foi confiada ao engenheiro Gaudêncio Fontana, que até 1847 dirigiu o serviço dos Faróis. A obra só seria dada por concluída em 1858, sendo já diretor dos Faróis Ipácio Vielle. Quem dirigiu os trabalhos foi o capitão-de-fragata Francisco Maria Pereira da Silva, que mais tarde viria a ser inspetor dos Faróis do Reino.

Em 1916, foi elaborada uma proposta formal de alteração do local de implantação do farol, o qual viria a ser construído mais a norte.

O atual farol começou a ser construído em 1917, ficando a obra concluída em 1922.

O edifício é formado por uma torre central e dois corpos longitudinais e o projeto inicial possuía um ótico lenticular de fresnel de segunda ordem alimentado a azeite. O novo projeto dispõe de inovações técnicas, designadamente: eletrificação geral e sinais sonoros (instalados em 1941, constituídos por uma trompa de ar comprimido que seria substituída em 1953 por um diafone da casa Barbier)A ótica que lhe foi instalada estivera até então no farol do Penedo da Saudade.

Este Imóvel está classificado como sendo de interesse municipal desde 2004.

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |