cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Natureza
Desporto
Cultura
Natureza
Arte
Natureza
Desporto
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Casa da Baía (Maiorca)

casa-da-baia-Maiorca

De propriedade particular, é imóvel de Interesse Municipal desde 1999 porquanto representa um dos mais importantes e fidedignos exemplos da arquitetura doméstica do século XVII, da zona do Baixo Mondego. Também conhecida por Casa da Quinta ou por Quinta da Corredoira, este imóvel, de 1637, é mais justamente conhecido por Casa da Baía.

 

Mantendo a sua estrutura seiscentista quase na íntegra, o edifício é fechado por uma pátio retangular, de grande simetria em todos os seus simples elementos. No interior, destacam-se azulejos de fabrico coimbrão, da segunda metade do século XVIII.

Atualizado em 17-12-2014

Visitas: 1395

Palácio Conselheiro Branco (Maiorca)

casa conselheiro branco maiorca 7abr 059

Quase no coração da Vila de Maiorca, foi mandado erigir pelo próprio conselheiro para residência particular. Diz-se que lhe impôs tamanha volumetria para que não parecesse menor que o vizinho Paço.

É atualmente propriedade do Município e edifício classificado de Interesse Municipal desde 2005. 

Atualizado em 17-12-2014

Visitas: 1403

Fonte de Tavarede

fonte de tavarede - cedida

Edificada em 1876, dela jorra a água com fama de ser a melhor e a mais límpida dos arredores da Figueira. Numa das paredes laterais recordam-se em painéis “aqueles que da morte se libertaram honrando e dignificando Tavarede” (Mestre José da Silva Ribeiro, Violinda Medina, entre outros).

 

A bica, ao centro, é ladeada por dois painéis de azulejos com quadras alusivas à fama destas águas, e sobrepõe-se-lhe um outro painel representando o batismo de Cristo.

Atualizado em 17-12-2014

Visitas: 1378

Paço de Tavarede

Paco-Tavarede

Classificado como imóvel de interesse público municipal desde 1982, o Paço foi, desde sempre, o mais emblemático edifício de Tavarede.

 

Da primitiva construção do século XVI não restaram vestígios, depois das diversas intervenções nos séculos XVIII e seguintes.

Atualizado em 05-01-2015

Visitas: 3933

Teatro Caras Direitas (Buarcos – Rua 5 de Outubro )

A primeira pedra para a construção desta sala de espetáculos, que viria também a servir para projetar e incutir na população gosto pela arte cinematográfica, foi lançada em 1926.

 

Edifício emblemático, no seio do aglomerado urbano da vila de Buarcos, mantêm-se até hoje símbolo de cultura, afetos, instrução e recreio.

Atualizado em 16-12-2014

Visitas: 1953

Teatro Trindade (Buarcos – Rua dos Redondos)

teatro-trindade2

Inaugurado a 3 de dezembro de 1910, foi mandado construir a expensas de Fernando Augusto Soares, grande filantropo e impulsionador do progresso da sua terra natal. Atualmente é património do União Football de Buarcos

 

O seu interior é uma réplica em tamanho reduzido, do teatro de Lisboa com o mesmo nome. Da sua decoração, simples, merece referência os medalhões esculpidos no teto, em baixo relevo, o elegante lustre e o arco do proscénio, onde se destacam figuras alegóricas laterais, a meio corpo. A elegante fachada exterior, de feição marcadamente neo-manuelina, corresponde ao gosto revivalista e romântico da época da sua edificação. 

Atualizado em 05-01-2015

Visitas: 2230

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |