5as de Leitura – Encontro com a escritora Cristina Carvalho

2019 10 24 5as

A Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, recebeu, na passada quinta-feira, 24 de outubro, pelas 21h30, a escritora Cristina Carvalho, para mais uma sessão do projeto de promoção e incentivo à leitura «5as de Leitura».

A sessão contou com a presença do vereador da Cultura, Nuno Gonçalves, que salientou a importância «5as de Leitura» junto da comunidade, e agradeceu a participação do público e dos autores, que, ao longo de 10 anos, participaram na iniciativa.

Nuno Gonçalves aproveitou para lembrar que no próximo dia 28 de novembro o Município celebra o 10º. Aniversário do projeto e simultaneamente os centenários do nascimento dos escritores Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena, no Centro de Artes e Espectáculos, com o Recital “Para atravessar Contigo o Deserto”, com Lúcia Moniz e Pedro Lamares.

Já a escritora Cristina Carvalho deu a conhecer ao público o seu penúltimo livro «A Saga de Selma Lagerlöf», que apelidou de “romance biográfico”, que construiu “como um patchwork de memórias” e onde estão explícitos os rituais escandinavos- que muito admira, os estados de espírito, as sensações, o particular universo de lobos, bruxas, pragas e terrores.

A autora deu nota que irá lançar, no próximo mês de novembro, pela editora Relógio D'Água, a obra «Ingmar Bergman (1918 - 2007)», que aborda a história de “homem admirável, por vezes muito cruel”.

Cristina Carvalho fez ainda referência aos pais, a escritora Natália Nunes e o professor e poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão, com quem aprendeu a ler e a escrever, e recordou a infância que passou em Coimbra.