Museu Municipal Santos Rocha integra nova emissão filatélica dos CTT

2019 04 07 selom

O Museu Municipal Santos Rocha, da Figueira da Foz, integra a nova emissão filatélica sobre os museus centenários de Portugal, lançada hoje pelos CTT e que é parte integrante de uma obra dedicada ao património museológico português, que será apresentada hoje.

Os 13 museus desta emissão foram fundados num período compreendido entre 1722 e 1894.

“Estes museus estão disseminados pelo território nacional, entre o continente e as ilhas, do litoral ao interior, e todos têm uma história de resiliência marcada pela vontade de se afirmarem num contexto tantas vezes adverso”, refere a empresa.

O primeiro selo mostra o mais antigo museu português vivo, o atual Museu da Ciência, datado de 1772, herdeiro das primeiras coleções científicas do país.

A 06 de maio de 1894, o país assistia ao nascimento do Museu Municipal da Figueira da Foz, atual Museu Municipal Santos Rocha, um espaço museológico «vocacionado para o estudo dos diversos ramos das ciências humanas», salientam os CTT sobre o espaço cultural da Rainha das Praias de Portugal.

Esta emissão filatélica está condensada em 26 imagens, que percorrem mais de um século de história e é composta por treze selos para envio nacional até 20g e uma tiragem de 100 000 exemplares cada um.

O design dos selos, que têm uma dimensão de 40x30,6, esteve a cargo de AF Atelier.

As obliterações de primeiro dia estão a ser feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Município II no Porto, Zarco no Funchal, Antero de Quental em Ponta Delgada, Loja CTT Fernão de Magalhães em Coimbra, Loja CTT Guimarães, Loja CTT Figueira da Foz e Loja CTT Faro.