Projeto para a segunda fase do contrato interadministrativo “ARU do Cabedelo – Proteção e Reabilitação Costeira e Dunar”

2019 01 29 aru

O Município da Figueira da Foz apresentou no dia 17 de dezembro, o projeto para a segunda fase do contrato interadministrativo “ARU do Cabedelo – Proteção e Reabilitação Costeira e Dunar", destinada à proteção da linha dunar, pessoas e bens ao que se segue a apresentação da respetiva candidatura. As obras têm um orçamento estimado de 2,3 milhões de euros, a executar num prazo de 12 meses, devendo ficar concluída em 2020.

A taxa de esforço dos 25% não comparticipados pela União Europeia é repartida pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), equitativamente.
A parceria entre as duas entidades tem em conta os terrenos sob jurisdição portuária o que explica a colaboração da Administração do Porto da Figueira da Foz.

Esta intervenção pretende libertar a zona mais sensível entre molhes e ao longo da frente de mar, reforçando o cordão dunar da primeira duna. Serão construídos novos passadiços, e retiradas vias de circulação. O objetivo é garantir o conforto e a acessibilidade a todas as áreas mais significativas, integrando a população com acessibilidade e mobilidade condicionada.
Pimenta Machado, na qualidade de vice-presidente da APA, esteve presente na assinatura do protocolo, congratulando-se com o facto de nunca terem existido “tantos projetos da APA e da autarquia na Figueira da Foz como agora”.