“Município aumenta apoio prestados ao Desporto”

2018desporto

Alterações de base ao Regulamento Municipal do Desporto foram aprovadas na última Assembleia Municipal.

Essas alterações, decorrentes de um processo de proximidade e consulta aos clubes do concelho, influenciam de forma imediata a vida financeira dos clubes, a inclusão de atletas portadores de deficiência, a igualdade de género na prática desportiva e, por último, as habilitações académicas dos treinadores desportivos.

Numa análise objetiva às novas medidas de apoio, salienta-se a comparticipação, no valor de 25 %, nas despesas de aluguer de equipamentos desportivos aos clubes que não os possuem e a majoração da pontuação obtida junto dos clubes proprietários de instalações desportivas, no valor de 15%, para comparticipação na sua manutenção. A estas, acresce a introdução de uma terceira medida de apoio destinada à comparticipação financeira para aluguer de transportes.

Em termos gerais, o Regulamento de Apoio ao Desporto, no ano de 2019, apresenta um orçamento de 200.000,00€, dos quais 150.000,00 a distribuir em função da pontuação dos clubes, tal como já vinha acontecendo anteriormente, com um acréscimo de 50.000,00€, aplicável às três novas formas de apoio, anteriormente citadas.

A par do apoio à atividade regular dos Clubes e Associações Desportivas patente na redação atualizada do Regulamento Municipal do Desporto, o Município continuará a prosseguir a sua estratégia política de apoio, aplicável a todos os eventos desportivos que se evidenciem desportiva, económica e turisticamente relevantes para o Concelho da Figueira da Foz.