5as de Leitura com Nuno Camarneiro

2018 12 07 5asjpg

A escrita é uma pulsão permanente na minha vida

O escritor figueirense, Nuno Camarneiro, Prémio Leya 2012, regressou uma vez mais à sua cidade e às 5as de Leitura, desta feita para falar de si e do seu mais recente romance O Fogo Será a Tua Casa, “uma narrativa que navega entre os problemas que afetam o Islão e a redenção pela palavra”.

Na Biblioteca Municipal, perante uma plateia de cerca de meia centena de pessoas e na companhia do Presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, o escritor falou  do espaço cultural como sendo um lugar de boas memórias e  recordações, onde passou grande parte da infância e juventude, junto de livros que nos “permitem lidar com  as contrariedades e aceitar o que temos e o que não temos”.

Nuno Camarneiro referiu que depois de sair da Figueira da Foz e de Portugal, passou a ler compulsivamente e descobriu que a escrita é uma “pulsão” permanente na sua vida.

Para além de livros, o autor escreve também crónicas para jornais, na sua opinião “um outro olhar sobre a realidade”.

Sobre O Fogo Será a Tua Casa, obra de ficção, mas também biográfica, cuja ação decorre numa zona de guerra do Médio-Oriente, para onde o escritor viajou na companhia de um turco, Karem, Nuno Camarneiro disse ser um “ livro que nasceu de uma observação do mundo, coberto de conflitos gravosos”, que convida a pensar  pela “própria cabeça” e cuja leitura, que é “um mecanismo para nos fazer pensar seriamente”,  nos permite “compreender melhor as razões do conflito e de quem nele participa”.

Dos vários momentos que experienciou na sua viagem, Nuno Camarneiro lembrou o sequestro de que foi vítima, juntamente com Karem.

Um grupo de fundamentalistas islâmicos encerrou-os num barracão, “lugar onde se iriam juntar a outras vítimas, formando um estranho e polifónico grupo «Nuno, o português, cujo ofício é contar. Florian, o flamengo. Agnes, a devota. Michel, o homem que fuma. Sami, o reticente».

A próxima sessão das 5as de Leitura que terá como convidado Boaventura de Sousa Santos, realizar-se-á dia 17 de janeiro, pelas 21h30, no local de sempre, a Biblioteca Municipal.