cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Natureza
Arte
Desporto
Cultura
Natureza
Desporto
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Famílias comemoraram Dia Europeu Sem Carros no Jardim Municipal

2018 09 22 diasemcarros1

Dezenas de famílias, sobretudo com crianças pequenas, comemoraram o Dia Europeu sem Carros no Jardim Municipal, aproveitando o dia de sol que se fez sentir. Organizado pelo Município da Figueira da Foz, o evento contemplou um variado conjunto de atividades destinadas a fomentar a escolha de modos suaves de mobilidade, que contribuem para o bem-estar físico e para a diminuição da pegada ecológica.


«Este é mais uma iniciativa dedicada a sensibilizar a comunidade para as possibilidades e equipamentos disponíveis orientados para a mobilidade suave, sem pegada ecológica, no nosso Concelho», explicou a vereadora do Desporto, Mafalda Azenha, agradecendo «o empenho de todas as entidades envolvidas na organização». «Nesta fase, e porque existe uma estratégia integrada e que envolve vários pelouros, das obras ao ambiente, do desporto em geral aos desportos de praia, das regras urbanísticas às políticas na área da Educação, o que queremos é lembrar aos nossos munícipes que a bicicleta, o skate e a trotineta, entre outros, podem ser mais do que instrumentos de lazer para os tempos livres, podem ser meios de transporte, com benefícios coletivos e individuais», acrescentou. «A Figueira da Foz tem excelentes condições, morfológicas e de infra-estruturas construídas e equipamentos disponíveis para este efeito, e vai ter ainda mais», sublinhou.

2018 09 22 diasemcarros2

«O Dia Europeu Sem Carros é mais uma efeméride que tem por missão recordar à sociedade o seu papel ativo na preservação do ambiente, não apenas na reutilização e na reciclagem mas também na redução. Aqui temos formas, agradáveis, de reduzir as emissões de carbono, ou seja, de diminuir a nossa pegada ecológica», sintetizou o vice-presidente da Autarquia, Carlos Monteiro. «O poder público tem o dever de dar o exemplo, e estamos a fazê-lo, ao melhorar o isolamento térmico dos edifícios municipais, reduzindo os consumos energéticos; ao substituir a iluminação pública antiga por sistemas mais eficientes, nomeadamente LED; ao promover obras que privilegiam o peão e desincentivam, sem proibir, o uso do automóvel; ao criar condições para os carros elétricos, dotando a cidade de postos de abastecimento; ao aumentar as vias cicláveis, as ciclovias; ao apostar num espaço de formação para que todos possam aprender a andar de bicicleta e a mantê-la e a conduzi-la de forma segura na via pública e, também, ao dotar o Concelho de um sistema de bicicletas partilhadas», elencou o autarca. «A bicicleta não é o único meio de transporte amigo do ambiente, mas é dos mais apelativos, porque é rápida, chega a todo o lado e não acarreta dificuldades de estacionamento», concluiu.

«É fundamental envolver as escolas neste novo paradigma da mobilidade, e temos de agradecer o entusiasmo com que os diferentes agrupamentos têm colaborado», destacou por seu turno, o vereador da Educação, Nuno Gonçalves. «Há aqui uma visível coerência entre políticas públicas setoriais, que têm em comum a meta da sustentabilidade», aduziu.

Um dia em cheio

Para os mais pequenos, neste Dia Europeu Sem Carros no Jardim Municipal, destacaram-se as atividades de Segurança e Prevenção Rodoviária, dinamizadas pela Escola Segura da PSP. Para os adultos, uma exposição de veículos ecológicos deu a conhecer alternativas aos automóveis tradicionais, ao mesmo tempo que era possível estimar a Pegada Ecológica de cada um, isto é, o consumo de recursos naturais de acordo com o estilo de vida. Para miúdos e graúdos realizou-se ainda uma feira de trocas de bicicletas e uma exposição destes veículos amigos do ambiente e da boa forma física. O programa abarcou ainda um workshop para aprender a aumentar a eficiência dos carros e redução de emissão de CO2, a divulgação dos Postos de carregamento para carros elétricos no âmbito do Programa para mobilidade sustentável ECO.mob, dicas para diminuição da pegada ecológica e a exibição do Figueira Ciclável, um mapa com a indicação de ciclovias, redes cicláveis e pontos turísticos que deu a conhecer o que já está disponível, o que está previsto e o que está em projeto.

 

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |