FozBeach Rugby leva 700 atletas a Buarcos já este fim de semana

2018 06 28 rubby

A 9.ª edição do Figueira Beach Rugby vai animar a Praia de Buarcos nos próximos dias 30 de junho e 1 de julho, com 700 atletas de 42 equipas - 30 masculinas e 12 femininas -, 22 das quais estrangeiras, a disputarem um prize money de 2500€ e o título de campeã de um dos eventos fundadores da Associação Europeia de Beach Rugby, que organiza o Circuito Europeu da modalidade.

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, sublinhou, na conferência de imprensa de apresentação do evento, esta tarde, o sucesso crescente da estratégia de afirmar a Figueira da Foz como destino de desportos de praia. «Chegámos a um ponto em que a oferta de eventos já não cabe no calendário habitual, pelo que está na altura de otimizar as nossas infraestruturas, as que já temos e as que estão inseridas nas obras de requalificação de espaços públicos em curso, e alargar ao resto do ano estes eventos», afirmou. «Envolver os atletas, as federações, as associações, os parceiros e os patrocinadores, é esse o caminho que temos vindo a trilhar e no qual acreditamos», acrescentou. «Com estes eventos, afirmamos a Figueira da Foz como destino e como marca, com toda a naturalidade: porque existe, é bonita, animada, tem boas condições e faz bom acolhimento a quem a visita», concluiu.

Pedro Machado, da Região de Turismo do Centro, concorda. «Cada evento realizado com regularidade, e sobretudo aqueles que duram dois dias ou mais e que envolvem mercados emissores relevantes para a Região Centro, como Espanha e França, Alemanha e Itália, são importantes para reforçar o posicionamento da Figueira da Foz e da região, que não é só praia, gastronomia, S. João, Carnaval ou surf… é isso tudo e muito mais, e estes eventos permitem, ao consumidor de turismo, antever o ano seguinte, planear a visita e fazê-la durar mais», disse. «A Figueira da Foz já demonstrou que tem condições para a captação e realização de grandes eventos e de congressos e outras ações, como a integração na Euro Velo, que alavancam o turismo ativo, o turismo cultural e outros produtos», concluiu.
«Este ano decidimos parar de crescer em número, até porque o número de atletas, famílias e acompanhantes, já colocava dificuldades no alojamento hoteleiro, que tem estado em bons níveis na Figueira da Foz. A aposta, agora é na qualidade, e por isso temos algumas das melhores equipas de Beach Ruby da Europa» disse, o coordenador do projeto Figueira Beach Sports City, Rui Loureiro, que destacou ainda «o impacto económico e de projeção do nome da Figueira da Foz» deste torneio. O retorno mediático do evento foi, em 2016, avaliado pela empresa Cision e cifrou-se em 158.000€, enquanto o retorno económico, atendendo a que muitas equipas vêm com antecedência e prolongam a estada após a competição, foi estimado em 400.000€. «Este ano reforçamos a aposta na competição juvenil, a International Youth Cub Sub 10, 12, 14 e Sub 16, porque são faixas etárias em que os atletas vêm acompanhados das famílias e esse é um público que nos interessa cativar», concluiu.

Para além da competição, sempre enérgica e renhida, a 9.ª edição do Figueira Beach Rugby volta a contar com diversos momentos de convívio e interação social.