Rua da Voz da Justiça (Tavarede) vai ter novo pavimento e melhor circulação pedonal

2018 04 23 tavarede

Foi assinado esta segunda feira, 23 de abril de 2018, o contrato para a realização da empreitada denominada «Execução e Beneficiação incluindo passeios - Zona Urbana - Pavimentação da Rua Voz da Justiça - Tavarede». A cerimónia pública, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, serviu para, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, «dar pública nota de uma intervenção que, sendo necessária, é delicada, porque, ocorrendo num casco urbano difícil, provoca perturbações no quotidiano das pessoas, mas irá melhorar as suas condições de trânsito», afirmou.

Para além dos trabalhos de fresagem e posterior pavimentação, a intervenção, adjudicada à empresa Engiperfil, Lda., pelo valor de 134.226,60 € + IVA, tem o prazo de execução de 90 dias, devendo arrancar no início do maio.

Na apresentação da obra coube ao arquiteto Rui Silva detalhar a intervenção que vai qualificar o troço da via compreendido entre o Paço de Tavarede e a Igreja de Tavarede. «Dada a pouca largura da rua neste troço, o perfil da mesma será nivelado, com caleiras e grelhas lineares de cada lado, em substituição das atuais caleiras, permitindo, assim, o pisoteio junto às casas», explicou. Na zona mais estreita manter-se-á a circulação alternada de automóveis, que devem circular a uma velocidade máxima de 30Km/h, respeitando a prevalência do peão sobre o automóvel.

No âmbito desta obra, a zona de acesso ao adro da Igreja de Tavarede foi também alvo de uma intervenção de rebaixamento do pavimento, destinada a melhorar o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.