Município da Figueira da Foz assinou Protocolo com o ISCAC

2018 03 14 emprend

Foi assinado esta terça feira, dia 27 de março de 2018, o Protocolo de colaboração entre o Município da Figueira da Foz e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), destinado a promover a partilha de interesses, Know-how e recursos que propiciem o desenvolvimento de estudos e projetos inovadores, bem como a prestação de serviços, a promoção de ações formativas e a troca de experiências entre as partes.

«Este é um momento relevante na fixação do ISCAC na Figueira da Foz e na consolidação formal de uma relação que já tem uma longa tradição», disse, na cerimónia, o presidente da instituição, Manuel Castelo Branco. «O ISCAC sempre teve, da Câmara Municipal da Figueira da Foz, todo o apoio, da cedência de instalações à divulgação das nossas atividades, e hoje o projeto da Escola do Mar, na Figueira da Foz, já não é apenas do ISCAC mas de todo o Instituto Politécnico de Coimbra e de todas as suas escolas», frisou «Este é, portanto, um primeiro momento de implantação do ensino superior na Figueira da Foz, num marco absolutamente irreversível», concluiu.

«Com este protocolo ficam abrangidas todas as ações que visem a dinamização local do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar nomeadamente, das atividades tradicionais e de atividades emergentes na economia do mar com vista ao desenvolvimento sustentável da Figueira da Foz, tendo sempre presente a promoção e afirmação dos valores e potencialidades locais», sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde.

«Este ato é simbólico e marca, mais do que o início de uma cooperação, a divulgação dos nossos objetivos e do desígnio prosseguido», disse o autarca, destacando a oportunidade do momento. «É preciso colocar Conhecimento na Economia e hoje os territórios reclamam mais do que infra-estruturas», resumiu.

«O ISCAC fez o seu caminho, estabeleceu parcerias e afirmou-se e a Figueira da Foz também reconhece que é preciso inovar e ir além da rotina», precisou. «Temos mais ambição, é certo, até porque estas ações de que hoje aqui falamos são ainda as não conferentes de grau académico, mas estamos a fazer o caminho para a consolidação de um pólo de ensino superior na Figueira da Foz e a apostar já na formação e capacitação», concluiu.

No âmbito do protocolo, entre outras cooperações, destaca-se a redução em 20% do preço anual em todos os cursos não conferentes de grau (Pós-graduações, Cursos Breves, Seminários e Conferências, Ações de Formação, entre outras formações), a todos os trabalhadores do mapa de pessoal da Câmara Municipal.

Na mesma cerimónia foi assinada a adenda que estabelece as normas de atribuição de 10 bolsas de estudo, por parte do Município da Figueira da Foz, a jovens que estudem ou residam no concelho, para a frequência do Curso de Especialização: Gestão, Eficiência e Rentabilidade no Turismo, Lazer e Desportos Náuticos, no Município da Figueira da Foz. Cada bolsa para este curso, que decorrerá nos dias, 21 e 28 de abril e 5 e 12 de maio, terá um valor de 500,00€, integralmente suportado pelo Município.