Renascer na Figueira da Foz: Proteger o futuro da floresta colocando-o nas mãos das crianças

2018 03 14 renascer

875 vasos com árvores e bolotas foram entregues a 81 turmas da Figueira da Foz. As crianças vão sujar as mãos, cuidar das plantas bebés e vê-las crescer em espaços públicos.

Chama-se Projeto Renascer e tem como objetivo sensibilizar os adultos de amanhã para a importância de uma floresta ordenada e em que não faltem as espécies autóctones, capazes de tornar os territórios mais sustentáveis e resistentes a incêndios.

Em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, esta iniciativa - que une o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro à associação Bioliving, com a colaboração da empresa Melo & Cancela - está a chegar às crianças e jovens dos cinco agrupamentos de escolas do Concelho, num total de 30 estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao segundo ciclo. Esta sexta feira, dia 9 de março de 2018, os vereadores do Ambiente e Espaços Verdes, e Gabinete Técnico Florestal, respetivamente, Carlos Monteiro e Miguel Pereira, acompanharam a entrega, por técnicos do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, de alguns dos 875 vasos com árvores e bolotas a cinco das 81 turmas abrangidas pelo projeto. Elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e Sapadores Florestais também estiveram presentes nesta ação de sensibilização e envolvimento das crianças na sustentabilidade da floresta portuguesa.

A manhã começou na EB2/3 Dr Pedrosa Veríssimo, no Paião, com alunos do 5.º ano a receberem a missão de cuidar, ao longo do ano letivo, de carvalhos-alvarinhos, nogueiras, freixos, pinheiros-mansos, loureiros, cerejeiras, nogueiras, castanheiros e azevinhos, entre outras espécies. «Queremos que, desde jovens, percebam a importância da nossa floresta, conheçam a sua diversidade e saibam que é fundamental geri-la de forma a torná-la mais resistente», explicou o vereador Miguel Pereira aos docentes. Aos alunos, entregou ainda um painel com as instruções para cuidar das árvores envasadas que, posteriormente, serão plantadas em espaços públicos.

«Isto é uma árvore?», perguntavam, um pouco incrédulas, algumas das crianças mais pequenas, já na EB1 do Alqueidão, enquanto sentiam nas mãos as bolotas que, minutos depois e com grande alegria, colocaram nos vasos com terra. «É, e vocês vão poder vê-la crescer e transformar-se num carvalho», explicou o vereador Carlos Monteiro, que elogiou o trabalho que os docentes têm vindo a fazer com os alunos.

Ao longo do dia, também o Jardim-de-Infância do Paião e a Escola Infante D. Pedro (Buarcos), foram visitados pelo Projeto Renascer e pelos autarcas. No Centro Escolar do Paião, no mesmo dia, decorreu, para além da visita do projeto Renascer, outra ação de sensibilização, no âmbito do programa «Salvar as Abelhas é Salvar a Vida», da Associação dos Apicultores do Litoral Centro. “É um projeto que estamos a acompanhar com muito interesse e que, começando nas escolas, com ações de sensibilização, pretende chegar aos adultos, nomeadamente aos proprietários florestais, mostrando-lhes como, com a apicultura, através da plantação de plantas melíferas, podem obter um rendimento interessante e ainda contribuir para o controlo de pragas como a da vespa asiática e a da processionária”, disse o vereador Miguel Pereira.