Festival do Secundário reúne jovens de todo o país em Quiaios

2018 03 09 secundario

Concertos, atividades desportivas e de animação, workshops e convívio com jovens de todo o país é o que podem esperar os festivaleiros que, de 25 a 29 de março, acamparão no Parque de Campismo de Quiaios, para a 15. edição do Festival do Secundário. São esperados cerca de 2500 jovens de Portugal Continental e Ilhas neste evento apoiado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz. Os estudantes do Secundário da Figueira da Foz têm acesso ao Festival a preço reduzido.

A 15ª edição do Festival do Secundário, que se realizará na Praia de Quiaios, de 25 a 29 de março, foi apresentada esta quinta feira, 8 de março, em conferência de imprensa no Posto de Turismo da Figueira da Foz.

Mafalda Azenha, Vereadora do pelouro da Juventude, congratulou-se pelo regresso “à casa-mãe, de um festival que começou, há 15 anos, na Figueira da Foz, precisamente na Praia de Quiaios, e que agora aqui deverá ficar durante, pelo menos, os próximos três anos”. A vereadora considerou que “este é um evento de grande relevo para o concelho, até porque queremos que os jovens sejam, cada vez mais, parte do Turismo da cidade e que tomem contacto com as mais valias turísticas do concelho, podendo cá voltar um dia mais tarde”. Para além disso, sublinhou Mauro Gonçalves, da organização, também presente na conferência de imprensa, “há muitos pais que vêm trazer e buscar os jovens, e muitos são também os que por cá, pela Figueira da Foz, ficam, enquanto dura o festival”, acrescentou.
“A escolha de regressar a Quiaios, e à Figueira da Foz, deve-se às excelentes condições que o município e a Junta de Freguesia oferecem”, disse o organizador. Parque de Campismo reservado para o festival, praça de gastronomia com restaurante e espaços de street food, acesso à piscina exterior ao parque de campismo e à praia, “tudo com a maior segurança, com o apoio da PSP na chegada e saída dos jovens e recurso a segurança privada durante o evento”, são alguns dos atrativos do festival, dirigido a jovens dos 16 aos 21 anos. Os festivaleiros recebem uma pulseira, diferenciada segundo sejam maiores ou menores de idade, que dá acesso ao parque de campismo, às diversas atividades e ainda à tenda de 1.500 m2 que receberá os concertos à noite.
Fernanda Lorigo, presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, não escondeu o orgulho pelo regresso do festival a Quiaios. “Se o bom filho à casa retorna passados 14 anos é seguramente pelos melhores motivos e pelas condições que a Praia de Quiaios oferece”, afirmou.
A Câmara Municipal da Figueira da Foz dá apoio logístico ao Festival do Secundário, enquanto a Junta de freguesia de Quiaios cede o espaço do parque de campismo e piscina.

Os estudantes da Figueira da Foz têm desconto na compra do bilhete geral. O voucher (preço único de 50 euros) destina-se aos estudantes do ensino secundário matriculados nos estabelecimentos do concelho da Figueira da Foz, que estejam interessados em participar no evento.

Mais informações em www.festivalsecundario.com