Figueira da Foz com Carnaval «grandioso e apelativo»

2018 01 19 carnaval

Pelo terceiro ano com organização da Associação do Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz (ACBFF), o Carnaval 2018 foi apresentado esta quarta feira, 17 de janeiro, no Posto de Turismo da Avenida 25 de Abril, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde; do presidente da ACBFF, José Gouveia; da autarca da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, Maria de Lurdes Palaio e dos reis do Carnaval, a figueirense Lúcia Costa e o cantor Sérgio Rossi.

João Ataíde destacou a importância do Carnaval enquanto produto turístico, recordando a assinatura, no final de 2017, de um protocolo com os municípios de Ovar, Estarreja, Mealhada e Torres Vedras, com o objetivo de potenciar este evento, criando sinergias e captando financiamentos. «A Figueira da Foz tem-se colocado entre os concelhos que promovem um Carnaval grandioso e bastante apelativo», afirmou.

Programa

Com um orçamento de 110 mil euros (apoiado em 57.500 euros pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a que se junta o apoio logístico, no valor de 20.000€), o Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz estende-se por bem mais do que três dias.

Pontos altos

Dia 27 de janeiro - No Grupo Caras Direitas, as escolas de samba Novo Império, A Rainha e Unidos do Mato Grosso apresentam os seus «samba-enredos», seguindo-se actuação da Banda CYS – Cinthya Zamorano.

Dia 4 de fevereiro - Os reis do Carnaval chegam, às 15h00, à estação da CP, onde serão recebidos com animação e samba. O cortejo festivo segue para os Paços do Concelho e depois para o Grupo Caras Direitas, em Buarcos.

Dia 9 de fevereiro - O Carnaval Infantil Solidário, com o lema «Nesta folia não há barriga vazia», propõe-se juntar mais de de 2000 estudantes do concelho. Para além das máscaras e da alegria dos mais novos, que desfilarão a partir das 10h00 na marginal, o evento irá angariar bens alimentares que, depois, serão entregues a instituições de solidariedade locais.

Dia 10 de fevereiro - às 22h00, realiza-se o habitual desfile noturno das escolas de samba

Dias 11 e 13 de fevereiro - A partir das 14h30, a Avenida do Brasil transforma-se em sambódromo, com o desfile de oito carros alegóricos (incluindo os da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião e o dos reis), um camião com Trio Eléctrico/aula de zumba ao vivo, três carros de sons das escolas de samba Novo Império, A Rainha e Unidos do Mato Grosso e cerca de um milhar de foliões, distribuídos pelo Grupo do Carlos, Samba no Pé e Samba Folia e coletividades (Grupo Instrução e Sport, Sociedade Instrução e Recreio de Lares e ainda Grupo Recreativo Vilaverdense).