Lagoa da Vela: Voluntários vão iniciar limpeza da área ardida

2018 01 07 lagoa

A Câmara Municipal da Figueira da Foz tem em curso um conjunto de diligências destinadas a promover a reabilitação da Lagoa da Vela, em parceria com a Associação Vela Pravida, Junta de Freguesia do Bom Sucesso e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

Esta sexta feira, dia 5 de janeiro de 2018, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, do presidente da junta de freguesia do Bom Sucesso, Carlos Batata, da Engenheira Teresa Serra, do ICNF, de representantes dos órgãos sociais da Associação Vela Pravida e do vereador responsável pelo Gabinete Técnico Florestal, Miguel Pereira, teve início a ação de limpeza das margens da Lagoa da Vela, num total de 7ha de área ardida, com o reconhecimento do terreno e a formação das equipas de voluntários que, ao longo dos próximos seis meses, irão proceder ao corte e recolha de acácias ao redor da lagoa, sendo o material cortado e recolhido disponibilizado para autoconsumo dos operadores/populares.

A ação, que tem como objetivo a reflorestação da área com espécies nativas, como carvalhos e ulmeiros, tem a supervisão do ICNF e será acompanhada e apoiada pelos serviços técnicos do Município, incluindo sapadores florestais. A liderança das equipas de voluntários, que usufruirão de seguro, formação e equipamentos de segurança, é assumida pela Associação Vela Pravida. Em nome da associação, José Cabete lembrou que o objetivo da Vela Pravida «é a preservação da Lagoa, que tem de começar com a limpeza das suas laterais». Para os voluntários, garantiu, «mais do que o benefício da madeira que poderão recolher, trata-se de trabalhar por uma causa que é de todas, a água em geral, que é um bem cada vez mais precioso, e a Lagoa da Vela, em particular, que é uma das pérolas do nosso Concelho».

O presidente da Câmara agradeceu a colaboração dos voluntários, considerando que a mesma «atesta a preocupação da população com a preservação de um património que é de todos». O edil sublinhou ainda que «a Autarquia não podia alhear-se desta iniciativa que conjuga esforços da junta de freguesia, de uma associação e de muitas pessoas, assumindo-se, pelo contrário, como um parceiro ativo desta ação».

Os interessados em participar nesta ação de voluntariado podem fazer a sua inscrição junto da Associação Vela Pravida, com sede na antiga escola primária do Camarção, às terças e sábados à tarde.