Showcooking «Dieta Mediterrânica e Prevenção da Diabetes»

2017 11 14 showcooking

O Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, é este ano subordinado ao tema “A Mulher e a Diabetes: Pelo direito a um futuro saudável”. Na Figueira da Foz, a efeméride deu o mote ao Mês da Diabetes, promovido no âmbito do programa local da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD), dinamizado pelas Unidades de Saúde do ACES Baixo Mondego e pelo Hospital Distrital da Figueira da Foz, com o apoio do Município da Figueira da Foz, através do programa Figueira Cidade Saudável. Ao longo de todo o mês, diversas iniciativas, dirigidas ao diabético e à comunidade em geral, visaram sensibilizar para a prevenção da diabetes e para a adoção de estilos de vida saudáveis.

No âmbito da programação do  Mês da Diabetes, a 17 de novembro, no Mercado Municipal Engenheiro Silva, coube à turma de finalistas do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria da Escola Profissional da Figueira da Foz (EPFF) dinamizar, sob a supervisão do chef Luís Simões, o showcooking «Dieta Mediterrânica e Prevenção da Diabetes», com a confeção de uma refeição (prato principal e sobremesa) adequada a pessoas diabéticas: Peito de frango recheado com espargos, legumes grelhados e areia de broa; e Cheesecake falso (com iogurte natural em substituição do queijo) de morango. «É possível comer bem, saudavelmente, sem comprometer o prazer de uma boa refeição», explicou Luís Simões, à margem do evento que terminou com a degustação dos pratos pelos clientes do Mercado Municipal.

Um teste para mudar a sua vida

Estima-se que 415 milhões de pessoas tenham Diabetes e que, em 2040, este número possa atingir 640 milhões de pessoas. A boa notícia é que 70% dos casos de Diabetes Tipo 2 podem ser prevenidos através de mudanças comportamentais no estilo de vida - para saber quais, foi criado o teste de Avaliação de Risco da Diabetes Tipo 2, um método simples que avalia os riscos e alerta para as alterações necessárias no seu estilo de vida, podendo contribuir para reduzir esses riscos.

Faça o seu teste e promova a sua saúde.