cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Natureza
Desporto
Cultura
Arte
Natureza
Desporto
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Serviço de Voluntariado Europeu

2017 09 11 voluntario


Testemunho do Jovem Figueirense João Oliveira

Colocado em Março de 2017 na Stowarzyszenie Morena, em Gdansk, na Polónia, o figueirense João Armando Oliveira participou num projeto de Voluntariado até ao dia 23 de Agosto, último. Eis o seu testemunho:

“O MEU TESTEMUNHO”
Realizei o meu EVS na Stowarzyszenie Morena - Associação Morena, Gdansk, Polónia, subordinado ao Tema “Time for Youth”, o qual se insere na vertente artística, mais propriamente na área da Fotografia.
Diariamente, trabalham nesta Associação 20 pessoas, nas mais diversas áreas de intervenção, desde a Eurodesk, a Formação para Professores, promoção/realização de Workshops na associação e também nas Escolas e 5 voluntários (Portugueses, Espanhóis, Húngaros e Alemães), cujos projetos aprovados/apoiados pela Agência Nacional Erasmus+, variavam entre trabalho com crianças (Jardins de Infância), adolescentes, sénior e multimédia (fotografia e vídeo).

Em termos globais a referida Associação tem como objetivos: aumentar a participação cívica de crianças, jovens e líderes juvenis; encorajar os jovens a desenvolver a sua criatividade e a respeitar as tradições; divulgar junto daqueles informação relativa à União Europeia; apoiar/formar os dirigentes juvenis (Pomeranian Youth Found; apoiar os desempregados através da gestão do Centro de Integração Social em Osówe; apoiar grupos não-formais e o Movimento de Escoteiros e, por fim, proporcionar oportunidades de aprendizagem da sua língua materna aos seniores.

Desde o início do meu voluntariado nesta associação, realizei diversas atividades de divulgação, quer de Portugal, quer da Figueira da Foz, fazendo apresentações em Escolas Básicas e Secundárias, dando aulas de Português para Polacos e dinamizando eventos de cariz recreativo-cultural para a comunidade local (a nossa língua, a nossa cultura e as tradições locais/regionais e nacionais).

Estando o meu projeto relacionado com a Fotografia, quase diariamente tirava fotografias a locais e acções diferentes, entre outras: Debates|Workshops, Apresentações nas Escolas, promovidas pela Associação Morena ou outros Voluntários (Eurodesk, EVS) e Atividades promovidas pela Associação Morena para a Comunidade Local, seja na Associação ou no Centro da Cidade, sendo algumas delas relacionadas com a cidade (Caça ao Tesouro) e/ou o Dia Europeu.
Preparei uma Exposição Fotográfica sobre as tarefas/atividades realizadas pelos Voluntários nos seus Projetos, de modo a dar a conhecer as outras Associações de Gdansk e à comunidade local o trabalho executado pelos mesmos. Para além da Fotografia, fiz trabalhos de design e uma Infografia para mostrar como funciona o EVS - Serviço Voluntário Europeu, tendo ainda colaborado em Workshops de Fotografia e Vídeo, em colaboração com outros Voluntários, com o apoio do Centrum Rozwoju Talentow.


Esta experiência foi muito enriquecedora para mim, tanto a nível pessoal como profissional. Foi uma experiência que recomendo a todos e que se soubesse mais cedo, teria feito quando era mais jovem. Tive a oportunidade de trabalhar na área que gosto e de conhecer pessoas maravilhosas.
Esta experiência correu tão bem, que a Associação Morena me convidou para ficar a trabalhar, a tempo inteiro, dando continuidade às minhas funções, enquanto voluntário e a coordenar novos projetos.

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |