Bombeiros Municipais da Figueira da Foz qualificaram-se para o Mundial de Salvamento na Roménia

2017 05 21 BMFF

A Figueira da Foz acolheu, de 19 a 21 de maio de 2017, o IV Campeonato Nacional de Trauma.

Depois de uma cerimónia de abertura ao final do dia de sexta feira, foi durante sábado e domingo que, no Pavilhão Multiusos do Parque de Estacionamento da Avenida de Espanha, as 18 equipas de dois elementos cada, apuradas nos regionais Norte e Centro, Sul e Ilhas, voltaram a competir, em cenários realistas que simularam situações de trauma com que os socorristas são, diariamente confrontados. De acidentes de viação a atropelamentos, de tentativas de homicídio ou suicídio a ferimentos em quedas de andaimes ou com moto-serras, os duos de socorristas e a plateia - o evento foi aberto ao público - foram surpreendidos com situações complexas e vítimas nem sempre cooperantes, tendo de colocar em prática não apenas os protocolos de segurança e socorro em vigor, mas também fazer uso de todos os seus conhecimentos técnicos, sensibilidade e criatividade. A avaliar os concorrentes estiveram duas equipas de técnicos socorristas da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), que promove o campeonato, este ano em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e o seu corpo municipal de bombeiros. Presente no evento, o presidente da autarquia figueirense, João Ataíde, congratulou-se pela escolha da Figueira da Foz como local de realização deste quarto campeonato, agradecendo a todas as equipas pela dedicação e empenho na formação contínua. «Mais do que a competição, interessa o apuramento da qualidade do serviço público prestado e, por isso, são sobretudo as vítimas que ganham com a vossa melhor prestação», disse, não escondendo a satisfação por ver a Figueira da Foz representada por três equipas - Bombeiros Municipais A e B e CVP Maiorca. «O nosso corpo municipal de bombeiros e os serviços da autarquia empenharam-se também em proporcionar-vos uma boa estada, porque este é também um momento de convívio e partilha de experiências. Acreditamos que a Figueira da Foz é o palco ideal para esse desiderato e que, depois de estes dias, partirão com vontade de regressar», concluiu o edil.

O anúncio e entrega de certificados e troféus, no domingo à noite, reservava as melhores notícias para os Bombeiros Voluntários de Cascais, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e os Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, que ocuparam, respetivamente, os 1.º, 2.º e 3º lugares no pódio do IV Campeonato Nacional de Trauma, ficando assim apurados para representar Portugal no World Rescue Challenge 2017, a realizar no final de Agosto, na Roménia.

Parabéns pelo excelente desempenho de hoje e sempre.

Foto: ABPS